Quer abrir uma franquia? você conhece todas as taxas?

Quer abrir uma franquia

Muito empreendedor de primeira viagem, escolhe abrir uma franquia, por ser um modelo de negócio já testado.

Mas antes de virar um franqueado você tem que entender alguns itens que fazem parte do contrato.

Quem sonha abrir uma franquia já imagina que o negócio é certo, mas o que muita gente não sabe que além do investimento inicial, tem outros custos:

  • Taxa de franquia
  • Taxa de royalties
  • Taxa de publicidade
  • Capital inicial
  • Prazo médio de retorno do investimento

Primeiro conhecer a marca, conhecer bem com quem você será franqueado, conhecer o nicho, conhecer o público, e conhecer bem o produto/serviço,

Capital inicial para abrir a franquia

O dinheiro para começar a operação, ele vai servir para fazer uma reformar um imóvel, por exemplo onde a unidade será instalada.

Reserva de dinheiro: para capital de giro, por exemplo, você começa a vender hoje para recuperar o dinheiro daqui 30 dias (cartões de créditos). Nesse período, você começa a girar esse capital para pagar funcionários, fornecedores, impostos para que nenhuma conta fique em atraso.

Taxa de franquia

Geralmente é paga uma única vez para o franqueador, é o passaporte você entrar na marca, tudo que vem antes está incluído na taxa, os treinamentos, os manuais, a escolha do ponto todo o suporte necessário para o início do negocio.

Taxa de Royalties

Boa parte das franqueadoras cobram 5,5% do faturamento, e é paga mensalmente, já logo no começo é cobrado um valor inicial, para que o franqueado dê o suporte para todos ao cliente.

Taxa de publicidade

Tem casos que é divido em duas partes:

Taxa de publicidade da rede,  Boa parte das franqueadoras cobram 1% do faturamento mensal, no caso de uma marca em grande âmbito para abater, rádios, TV´S, internet e etc..

Taxa de publicidade local, essa vai de acordo com a franquia e o franqueador, pois a divulgação local é muito importante para as vendas regionais, mas na maioria das vezes quem banca o dono da loja.

Prazo médio de retorno de investimento

É o tempo que leva o dinheiro investido para retornar para você, esse prazo varia de cada negocio para cada negocio, e também varia com o ponto, ou com o valor que for investido em uma reforma.

Existem franquias que prometem o prazo médio de retorno é de 24 meses a 36 meses.

É claro que esses valores é variado de franquia para franquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *