5 ideias para atrair clientes para o seu restaurante

5 ideias para atrair clientes para o seu restaurante

Atrair a clientes para o seu restaurante é uma dificuldade para você? se sim separarmos 5 ideias para atrair novos clientes para seu estabelecimento, confira agora mesmo.

Especialmente em um momento de crise econômica, atrair o público pode virar um desafio maior ainda.

Afinal, as pessoas estão cortando gastos.

Então, como garantir que a aquele almoço ou jantar gostoso no seu restaurante não seja um gasto fora do orçamento dos seus clientes?

Com certeza você já ouviu a famosa frase “não existe almoço grátis”, e os seus clientes também sabem disso.

Por isso, se você quer atrair mais clientes para o seu estabelecimento, o truque está nos diferenciais que seu restaurante pode oferecer. E no quanto você conhece o seu público alvo.

Pensando nisso, eu preparei dicas fáceis de implementar, mas assertivas, para ajudar você, que é empreendedor e proprietário de restaurante, a atriais mais clientes.

Vamos lá?

1. Monte um cardápio com preços atrativos e pratos saborosos

Uma das coisas mais importantes é saber quanto o seu público alvo está disposto a gastar para comer fora de casa.

E para isso, você precisa entender o padrão de consumo desse público. Pois, assim você pode montar um cardápio com preços atrativos para essas pessoas.

Portanto, invista em pesquisas para traçar o perfil do seu público.

Isso vai ajudar você não apenas a atrair clientes, mas a fidelizar sua clientela. 

Como oferecer pratos com preços menores sem ficar no prejuízo?

A melhor saída é investir em pratos de baixo custo, com ingredientes mais acessíveis. Pois, assim você não precisa negociar preços menores com fornecedores.

E não se esqueça da criatividade e do tempero na hora de montar seu cardápio. Afinal, os ingredientes podem ser simples ou sofisticados, mas a comida deve ser sempre saborosa.

2. Invista no visual dos pratos

Sabe aquele velho ditado “primeiro você come com os olhos?” Pois, é!

Um prato bem montado, com um visual bonito e suculento, é uma velha estratégia que não costuma falhar.

Portanto, invista na montagem dos pratos e garanta que a sua comida esteja sempre fresca, com uma boa aparência.

E não se esqueça de fazer a divulgação do visual dos pratos junto a

Garantir que o seu público veja a sua comida é uma das melhores formas de atrair clientes para seu restaurante.

3. Ouça os seus clientes

Quando o seu cliente faz uma pergunta ou começa a suar por causa do calor, você precisa prestar atenção no que isso quer dizer.

Na maioria das vezes, perguntas e ações assim são indicativos de que seus clientes tem dúvidas, ou de que o ambiente não está confortável o bastante.

E algumas perguntas podem esconder insatisfações.

O que fazer então?

Algumas medidas simples podem evitar muitas duvidas e desconfortos. Por exemplo:

Formas de pagamento: deixe sempre a vista, no cardápio ou até em um aviso na parede, quais formas de pagamento o estabelecimento aceita;

Tenha um climatizador ou ar condicionado: ofereça sempre o máximo conforto possível, para que o cliente não se preocupe com mais nada, além de comer.

Foque na variedade: se seus clientes estão sempre pedindo bebidas ou pratos que você não tem, então talvez esteja na hora de colocar essas sugestões no cardápio.

4. Ofereça descontos e faça promoções

Você sabia que é dar desconto e não levar prejuízo?

E existem diversas promoções que você pode fazer. Por exemplo:

  • Oferecer pratos com descontos;
  • Criar promoções em dias específicos,
  • Oferecer um atrativo extra, como uma sobremesa de cortesia;
  • Criar um programa de fidelidade com benefícios.  

O importante é buscar criar um vínculo com seus clientes, e oferecer um ambiente agradável.

5. Foque no atendimento

Quando você presta um bom atendimento, e trata o cliente de forma acolhedora, as chances de que ele retorne são muito maiores.

Para isso, você pode:

  1. Investir no treinamento da sua equipe;
  2. Criar um programa de bonificações para os funcionários;
  3. Estimular seus funcionários a fazerem cursos de aprimoramento.

Por fim, sempre observe o trabalho da sua equipe de perto, e ouça seus clientes.

Conclusão

Espero que as dicas de hoje ajudem a você a atrair mais clientes para o seu restaurante.

E tenho ainda mais uma boa notícia para você. Segundo dados do Sebrae, o setor de bares e restaurantes está em plana expansão.

Portanto, mesmo com as idas e vindas da economia, esses é dos setores que seguem mais crescem e se mantém firmes.

Como anda o movimento no seu restaurante? Aproveite e deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *