5 Ideias simples para aumentar as vendas do seu supermercado
Quer saber como aumentar as vendas do seu supermercado?
Qualquer empreendedor sabe que para ter sucesso sem seu negócio precisa ser capaz de criar estratégias para atrair o consumidor e o destacar da concorrência.
O ramo dos supermercados é um dos mais concorridos. Conforme o Censo 2021 – IBGE, os Supermercados são o principal segmento do comercio a gerar empregos e renda no ano de 2018. E de lá para cá, continuam sendo um dos principais setores da nossa economia.
Portanto, é essencial pensar em boas estratégias de marketing para se destacar perante a concorrência.
E, o mais importante: quando se trata de promoções e aumentar as vendas do seu supermercado, você precisa ser capaz de levar seu consumidor a gastar mais, sem que perceba.
Pensando nisso, no post de hoje eu preparei 5 ideias simples, mas eficazes, de promoções e estratégias para que você pode realizar no seu supermercado.
Acompanhe.
1. Estimule os sentidos e melhore a iluminação do ambiente
A ideia aqui é estimular o impulso de compra através dos sentidos do cliente, e do destaque visual dos produtos.
Para isso, invista em:
- Uma iluminação de destaque para frutas, produtos apetitosos e guloseimas;
- Colocar alguns produtos frescos na entrada;
- Formular estratégias de marketing olfativo, aromatizando os ambientes;
- Promover o marketing visual, com produtos, imagens e cartazes.
Sempre que possível, promova também a degustação de produtos. Lembre-se que muitas compras são feitas por impulso, e quando as pessoas provam uma pequena porção do produto, podem querer mais e fazer a compra.
O mesmo vale para os cheiros, e imagens, estratégias eficazes em promover a compra por impulso através da estimulação dos sentidos.
2. Deixe carinhos maior a disposição dos clientes
Quando o cliente está no seu estabelecimento, ele vai acabar comprando produtos que estavam fora de sua lista de compras. É muito raro que isso não aconteça.
Aumentar o tamanho dos carinhos é uma estratégia para estimular, de forma subconsciente, esse comportamento nos seus clientes.
Porque essa estratégia é eficaz?
O principal motivo é o fator psicológico.
Funciona a seguinte forma: quando o carinho está cheio, a maioria das pessoas acredita que já comprou coisas demais. E nessa situação, podem desistindo da compra de mais itens.
Quando há mais espaços vazios, isso não ocorre. Portanto, aumentar o tamanho dos carinhos é uma forma de estimular seus clientes a comparem mais.
3. Crie um cartão de crédito
Ter um cartão próprio pode aumentar sua clientela, além de ajudar a fidelizar os clientes.
Você pode criar um sistema de pontos dados pelas compras no cartão, e fazer promoções especiais.
Com isso você estimula o cliente a comprar mais, e também a retornar ao seu estabelecimento.
Porque é importante fidelizar a clientela do seu supermercado?
Os supermercados são estabelecimentos que vendem gêneros de primeira necessidade. Portanto, são visitados com frequência pela clientela.
Normalmente os consumidores fazem compras semanais ou quinzenais. Portanto, fidelizar seus clientes é uma forma de ter lucro certo.
4. Coloque uma música de fundo
Uma música de fundo não muito alta ajuda seus clientes a relaxarem e fazerem compras mais devagar.
Como consequência as pessoas vão passar mais tempo dentro do seu supermercado. E o volume de compras aumenta.
Isso porque as pessoas acabam entrando em sintonia com o ótimo da música. Portanto, também é bom evitar musicas aceleradas, pois elas estimulam as compras mais aceleradas.
E isso leva as pessoas a passarem menos tempo no estabelecimento, e como consequência, comprarem menos.
5. Forneça dicas gratuitas que agreguem valor aos produtos
O conceito é simples: você vai agregar valor aos produtos e serviços do seu estabelecimento oferecendo dicas simples, mas que cativam o consumidor.
Você pode, por exemplo:
- Ensinar combinações gastronômicas;
- Fornecer receitas junto à alguns produtos;
- Informar os benefícios e calorias dos produtos.
Isso vai tanto atrair quanto fidelizar clientes que gostam de pequenos mimos e serviços diferenciados.
Concluindo
Quando se trata de aumentar as vendas no seu supermercado, o melhor é investir em estratégias inteligentes e fáceis de implementar.
E não se esqueça de acompanhar a movimentação do mercado e dos seus concorrentes. Você pode até se inspirar nas estratégias da concorrência para criar meios de destacar.
Quer mais ideias promoções e atrair clientes? Então, confira esse nosso outro artigo ideias para divulgar sua marca com pouco dinheiro. E aproveite para deixar seu comentário!