Como funciona o hotel: 4 dicas para começar

Como funciona o hotel: 4 dicas para começar

Você sabe como funciona um hotel? 

Montar um empreendimento no ramo hoteleiro pode ser uma ideia bem rentável.  Pois, o Brasil é um país famoso internacionalmente pelas suas regiões de turismo.

Mas, para muitos empreendedores essa ideia não é tão simples.  Afinal:  como funciona um empreendimento hoteleiro e como montar um hotel?

É sobre isso que eu vou falar com você hoje. Preparei 4 dicas para você, empreendedor entender como funciona o hotel e o que não pode faltar para abrir o seu.

Confira.

1. Como funciona um hotel: a importância do público alvo

O primeiro ponto para entender como funciona o hotel escolher qual seu público alvo. Pois, essa escolha vai delinear todo o planejamento do seu negócio.

Para entender isso de forma clara é só pensar nas necessidades de um público requintado, que procura um hotel de luxo, comparadas a um público mais popular, que busca acomodações com preços baratos.

No primeiro caso o investimento, e a infraestrutura necessária, é muito maior. Já no segundo, você pode oferecer acomodações mais simples e uma cartela limitada de serviços.

Mas, a faixa de lucros que você pode obter com hotel de luxo é bem maior.  Portanto, pode valer a pena investir em um segmento mais refinado de hotéis.

2. Localização do seu hotel

Outro ponto importante é a localização do seu hotel. Afinal, nem todas as cidades tem demanda para um novo hotel.

Então, você precisa analisar o fluxo de turistas e visitantes da sua cidade região antes de decidir montar um negócio hoteleiro.

As melhores locais são regiões turísticas como:

  • Praias e lagoas;
  • Regiões Rurais;
  • Cachoeiras e montanha;
  • Locais de peregrinação religiosa;
  • Cidades com festas que atraem muitas pessoas.

Se a sua cidade ou região não concentram nenhum evento turístico importante. Ou não tem nenhuma paisagem natural atrativa, pode ser que não haja demanda para abrir um hotel.

Nesse caso, você pode optar por montar um motel. Um empreendimento que é um pouco diferente, mas pode ser aberto em qualquer cidade e também pode ser bem rentável.

3.  Como funciona um hotel:  fique de olho nas estatísticas do mercado

Qualquer pessoa que quer saber como funciona o hotel precisa conhecer a Associação Brasileira da indústria de hotéis – ABIH.

Mas, também é importante conhecer o Instituto Brasileiro de turismo – Embratur. Pois, ambas as instituições fornecem estatísticas oficiais sobre o setor e são responsáveis por avaliar a qualidade dos hotéis.

É a ABIH quem determina se um hotel pode ser classificado com 0, 1, 2, 3 4 ou 5 estrelas.  Entender como funciona essa classificação, e o impacto que ela tem no seu público-alvo, faz toda a diferença para o sucesso do negócio.

4. Invista em bons diferenciais

Mesmo em hotéis com preços mais populares é possível oferecer alguns diferenciais, como acesso livre à internet.

Mas, se o seu foco é um hotel mais luxuoso ou até mesmo com perfil intermediário, você precisa investir um pouco mais. Por exemplo: nesse caso, você precisa ter um estacionamento.

  1. Também são boas ideias:
  2. Oferecer café da manhã incluso;
  3. Ter uma área de piscina para os hóspedes;
  4. Possuir uma sala de jogos;
  5. Oferecer serviço de translado ao aeroporto ou rodoviária.

Cada diferencial que você implementar no seu hotel vai torná-lo mais atrativo para o seu público. E com isso você poderá cobrar mais pela estadia.

Mas, não descuide também dos aspectos básicos como conforto dos quartos e a limpeza.

Conclusão sobre como funciona um hotel

O investimento para abrir um hotel em variável, pois depende da infraestrutura que você decidiu montar. Mas de uma forma geral que, o investimento para um hotel pequeno fica em torno de R$ 300 mil a R$ 500 mil reais.

Isso considerando todas as despesas, desde a localização, compra do terreno e imóvel, investimento em Recursos Humanos, legalização da empresa, e capital de giro, entre outras.

Gostou das dicas?  Agora que você já sabe como funciona o hotel deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *