Você sabe como funciona o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
O Brasil é um dos países com mais empreendedores no mundo todo. Portanto, a milhares de pessoas assim como você que pensam ou pelo menos cogitam em ter um negócio próprio.
Afinal, nada melhor do que ser seu próprio chefe e conquistar a tão sonhada independência financeira.
Mas, empreender pode ser um processo complicado para quem nunca fez isso antes. Muitas dúvidas podem surgir, assim como diversos obstáculos a serem superados. E nisso o SEBRAE pode ajudar você.
Fundado no ano de 1972, o SEBRAE fornece diversos serviços, informativos e até cursos que ajudam qualquer empreendedor a montar um negócio próprio bem sucedido.
É sobre isso que eu vou falar com você hoje. Pois, no apresentar para você como funciona o SEBRAE, uma entidade que todo empreendedor precisa conhecer.
Acompanhe.
Como funciona o SEBRAE, o que é e para que serve?
O SEBRAE é uma entidade privada que não têm fins lucrativos. Portanto, embora não seja uma empresa pública, ele não visa lucros, mas sim prestar serviços à população.
Como mencionei acima, existe desde 1972, e tem como objetivo estimular o empreendedorismo de micro e pequeno porte e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos Empreendimentos.
Alguns dados interessantes sobre o SEBRAE:
- Ele atua em todo o território nacional;
- Possui mais de cinco mil colaboradores e 8000 Consultores e instrutores credenciados;
- Fornece orientação e cursos para empreendedores;
- Atua junto a bancos, cooperativas de crédito instituições de microcrédito para criar produtos financeiros que atendam às necessidades do micro e pequeno empresário.
Ou seja, é uma instituição muito respeitada. E que atua na promoção do empreendedorismo de diferentes formas. Pois, entende as necessidades dos micros e pequenos empreendedores nacionais.
O que são as Micro e Pequenas Empresas?
Uma microempresa é aquela que possui um faturamento anual máximo de R$ 360 mil reais. Além disso, uma microempresa pode ter no máximo 9 funcionários no setor de varejo. E até 19 pessoas para o caso de indústrias e Construções.
Já vi empresas de pequeno porte são aquelas que faturam no máximo R$ 4.8 milhões de reais por ano. Ou seja, elas têm uma estrutura mais robusta do que uma microempresa.
As Micro e Pequenas Empresas representam uma boa parcela da economia brasileira e tem participação de aproximadamente 22% na receita do setor de Comércio e Serviços.
Além disso, ainda a categoria de microempreendedor individual – MEI, que são os empreendedores que não faturam mais do que R $ 81 mil reais por ano.
Outra característica da categoria MEI é que você não pode ter mais do que um funcionário ganhando seu piso salarial.
Como funciona o SEBRAE: é preciso ter um negócio montado para ser atendido?
Não. Você não precisa estar com seu negócio em funcionamento para contar com os serviços do SEBRAE.
É importante destacar que o SEBRAE atende:
- Empreendedores que pensam em ter um negócio;
- Quem já possui um negócio em funcionamento;
- Empreendedores que querem expandir seus negócios;
- Quem quer formalizar sua empresa;
- Empreendedores com interesses em cooperativas e crédito.
Portanto, se você está pensando em montar um negócio, mas tem dúvidas, pode contar com o apoio do serviço do SEBRAE. Para começar, você pode achar muitas informações úteis no site oficial sem sair de casa.
Principais ações promovidas pelo Sebrae
As ações realizadas pelo Sebrae envolvem:
- Educação empreendedora;
- Capacitação de empreendedores;
- Políticas públicas e questões legais articulares;
- De capacitar empresários;
- Possibilitar acesso à tecnologia;
- Promover a Inovação no empreendedorismo;
- Orientar acesso a serviços financeiros.
No site do SEBRAE você encontra informações sobre cursos e eventos, e pode fazer a sua inscrição por lá mesmo. Inclusive, alguns cursos são totalmente online e gratuitos.
Conclusão sobre como funciona o SEBRAE
Além do que foi mencionado até aqui, é importante destacar que o SEBRAE presta atendimentos coletivos e individuais. E tem serviço de consultoria especializado disponível para orientar qualquer empreendedor e empresário.
Por fim, não importa se você atua no comércio, na indústria ou até no agronegócio. Pois, o SEBRAE tem soluções para empreendedores e empresários de qualquer categoria de negócio.
Então, agora você já sabe como funciona o SEBRAE. Aproveite e deixe o seu comentário!