Quer saber como funciona um pet shop e conhecer o que é preciso para montar um negócio no ramo?
Os pets shops são lojas populares, e estão entre os estabelecimentos comerciais que mais crescem no Brasil.
Segundo matéria da Revista Forbes o Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, com um faturamento superior a R$ 35,4 bilhões só no terceiro trimestre de 2019.
Além disso, o mercado pet já representa 0,36% do PIB brasileiro, e a tendência é que continue a crescer, afirma a Forbes.
Afinal, ter um animal de estimação é uma responsabilidade e dos donos de pets não poupam esforços, nem dinheiro, para mimar e cuidar dos seus bichinhos.
Portanto, essa pode ser a oportunidade certa de negócio para você, que quer empreender, e gosta de animais de estimação.
Acompanhe.
Como funciona um pet shop: o que é preciso para começar?
Um pet shop funciona como uma loja de produtos e serviços para animais de estimação.
Isso significa que você vai vender itens com ração, brinquedos e acessórios, e ofertar serviços como banho e tosa.
Portanto, para começar, você vai precisar de:
- Um espaço comercial amplo;
- Área de espera para os animais antes e depois dos atendimentos;
- Local adequado para banho e tosa;
- Uma área de escritório;
- Espaço para armazenamento (depósito);
- Banheiro.
Muitos pets shops também oferecem serviço de clínica veterinária. Nesse caso, você também vai precisar de um espaço adequado para atendimento. E contratar um profissional da área para atender.
Outros diferenciais para o seu negócio incluem:
- Ofertar um espaço de relaxamento para os animais, como um banho de ofurô;
- Ter um espaço com brinquedos, tocas e abrigos, para os animais brincarem;
- Oferecer serviço de hotel para animais.
Esse último serviço é muito procurado por pessoas que viajam e precisam de um local seguro para deixar seus bichinhos por alguns dias.
Como funciona um pet shop: saiba o que sua loja pode vender
Além dos serviços ofertados, um aspecto importante de como funciona um pet shop são os produtos que você vende. Pois, eles têm uma boa saída, e incluem itens muito procurados por todos os clientes.
Mesmo por aqueles que não costumam trazer seu bichinho para banho e tosa, por exemplo.
Os itens que sua loja pode vender são:
- Rações e petiscos para diferentes espécies (cães, gatos, pássaros, peixes etc.);
- Produtos de higiene para animais (shampoo, sabonetes, areia para gatos, etc.);
- Acessórios de higiene (fraudas, tapetes higiênicos, caixas de areia);
- Eliminadores de odor;
- Coleiras, camas, casinhas, mantas e brinquedos para animais;
- Medicamentos (vacinas, vermífugo, etc.).
Portanto, a lista de itens que você pode vender é bem variada.
Isso significa que é preciso dispor de uma área de pelo menos 20 a 30 metros quadrados, com prateleiras e expositores.
É possível abrir um pet shop sendo MEI?
Sim, é possível ser um microempreendedor individual e aproveitar as vantagens de ser MEI com seu pet shop.
Mas, para isso você precisa se cadastrar na categoria Banhista de Animais Domésticos, classificada como CNAE, sob o código 9609-2/3, no Portal do Empreendedor.
Além disso, você não pode ter mais que um funcionário, que não pode receber mais que o piso da sua categoria. E o seu faturamento anual não pode ultrapassar R$ 81 mil reais.
Qual o investimento inicial para abrir um pet shop?
O investimento inicial para abrir um pet shop gira em torno de R$70 e R$100 mil reais, pois você precisa de uma boa infraestrutura, em um espaço comercial adequado.
Mas, não é só isso. Você também terá gastos com:
- Aluguel e compra de ponto comercial;
- Infraestrutura (prateleiras, móveis, balcão e caixa etc.);
- Capital de giro;
- Estoque inicial de mercadorias;
- Produtos de higiene;
- Medicações para atender os animais;
- Quadro de funcionários;
- Legalização da sua empresa.
Mas, se você não puder começar com tudo, pode optar por abrir um serviço de banho e tosa na garagem da sua casa. Mas, ainda assim será necessário preparar um espaço adequado para receber e manter os animais.
Dicas finais sobre como funciona um pet shop
Além de tudo isso, é importante investir em uma pesquisa de mercado, para conhecer bem o ramo. E em um bom plano de marketing, para divulgar sua marca.
Agora que você já sabe como funciona um pet shop, aproveite e deixe seu comentário!