Como funciona uma editora?

Como funciona uma editora?

Você já pensou em como funciona uma editora de livros ou quis montar a sua?

As editoras são responsáveis pela coordenação do processo de publicação e editorial de obras literárias em geral.

Mas, não é só isso. Cada editora pode ter uma linha editorial diferente, publicando obras que se direcionam a determinado público ou que seguem determinada linha de criação.

Se você gosta de livros, se interessa por cultura e promover cultura, ter a sua própria editora poderia ser uma escolha de negócio para você.

E, no artigo de hoje, eu vou explicar melhor como funciona uma editora de livros, e como você pode ganhar dinheiro através de uma.

Acompanhe.

Como funciona uma editora: o que é preciso para ter a sua

Qualquer pessoa pode montar uma editora. Mas, é preciso entender bem como funciona o mercado editorial brasileiro, se você quiser ter a sua.

Então, o principal requisito para ter uma empresa nesse ramo é conhece-lo bem.

Além disso, você precisa saber que há 3 tipos de editoras de livro no Brasil:

  1. Grandes editoras: são marcas consagradas entre o público que cuidam de obras de autores renomados, de best-sellers do Brasil e do mundo;
  2. As editoras de porte médio: estas editoras cuidam de obras um pouco menores, normalmente em parceiras com os próprios autores ou instituições;
  3. Editoras de porte pequeno: publicam obras pagas pelos próprios autores.

Para quem começa nesse mercado, a principal dificuldade é conquistar espaço nas livrarias.

Pois, é preciso concorrer com as grandes e médias editoras que pagam para ter mais espaço nas prateleiras já que o número de lançamentos é muito grande.

Como funciona uma editora: estratégias para quem quer empreender no ramo

A boa notícia sobre como funciona uma editora, é que você pode ser um editor atuando como microempreendedor individual.

Portanto, você pode aproveitar as vantagens em ser MEI. Por exemplo: pagamento de impostos e burocracia simplificada.

E, embora seja difícil concorrer com as grandes editoras, você ainda pode ser um editor de sucessor e ver o seu negócio crescer com as estratégias certas.

Análise da concorrência

A primeira coisa a fazer é analisar a concorrência e planejar sua editora.  Para isso, pode ser útil escrever um plano de negócios.

E apesar das grandes editoras serem poderosas no mercado, elas só trabalham com grandes autores. Portanto, há muitos autores iniciantes, ou pouco conhecidos buscando oportunidades de publicar suas obras.

Isso significa:

  • Investir no público certo;
  • Ter uma linha editorial bem definida;
  • Firmar parcerias com bons autores;
  • Buscar formas de divulgar a sua marca.

Portanto, quando você pensar sobre como funciona uma editora pequena, saiba que existem sim oportunidades no mercado para você.

Além disso, escolha bem seu segmento de atuação. Pois, é difícil se firmar no mercado sem ter uma linha editorial sólida que consolida a identidade da sua marca.

Localização

Outro ponto importante é a localização da sua empresa. Portanto, escolha uma área de fácil acesso e com boa circulação de pessoas.

O ideal é que o sede de sua editora fique na área central da sua cidade, onde se concentram a maior parte dos estabelecimentos comerciais.

Pois, isso vai garantir maior visibilidade a sua marca, e será fácil para o público interessado lhe procurar.

Editora online

Mas, você também tem a opção de montar uma editora online. A vantagem é que com uma boa divulgação seu empreendimento pode alcançar qualquer lugar do país.

Uma editora online funciona através da montagem de um e-commerce, considerando aspectos como as regras para atuar online e a logística de distribuição das obras.

Contudo, ainda é necessário um espaço para imprimir e encadernar as obras. Uma opção para isso é investir no ramo de livros digitais, que são cada vez mais populares entre o público.

Como funciona uma editora: dicas finais

O investimento inicial para abrir uma editora pequena gira em torno de R$15.000 a R$35.000. Isso inclui aluguel do espaço, taxas, impostos, quadro de funcionários e capital de giro, além dos equipamentos como computadores e mobília.

Já a documentação necessária é a mesma que para outros negócios. Por exemplo: registro na prefeitura e junta comercial local, na secretaria da fazenda e previdência social, entre outros documentos necessários.

Agora que você sabe como funciona editora, que tal deixar o seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *