Hoje eu quero falar com você, empreendedor, sobre como funciona uma loja de atacado.
Esse é um ramo muito promissor para quem quer empreender. Afinal, você não precisa ser especialista em vendas, nem ser formado em nenhuma área específica para começar.
E o setor atacadista distribuidor é um dos que mais crescem no Brasil, mesmo durante a crise de produtos e serviços causada pela pandemia de coronavírus.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, o setor cresceu 2,2% apenas entre janeiro a junho de 2020.
Pensando nisso, no artigo de hoje eu vou explicar para você que quer empreender como funciona uma loja de atacado. E destacando o que não pode de fora do planejamento de quem quer ser bem sucedido no setor.
Confira.
Como funciona uma loja de atacado: entenda o comércio atacadista
Um comércio atacadista funciona de um modo diferente das lojas de varejo. E esse é o primeiro ponto que você precisa entender.
Tenha em mente que a principal característica dessa forma de comércio é a venda de produtos em grandes quantidades, com preços menores que no mercado de varejo.
Pois, o seu principal público alvo vão ser lojistas e vendedores autônomos. Afinal, o comércio atacadista é um intermediário entre as lojas de varejo e as indústrias.
Defina seu nicho de atuação
Uma loja de atacado pode ser voltada para diferentes nichos de atuação. Por exemplo:
- Variedades;
- Acessórios e bijuterias;
- Doces e salgadinhos.
Portanto, busque quais são as suas opções e escolha um nicho que lhe agrade para atuar. É importante verificar também a oferta e procura pelo nicho escolhido
Um plano de negócios e uma pesquisa de mercado prévia são boas ideias
Para isso, o mais recomendado é começar com uma pesquisa de mercado, para entender não apenas como funciona o mercado atacadista, mas identificar:
- Quem são seus concorrentes;
- Seus principais fornecedores;
- O perfil do seu público alvo;
- A melhor localização para a sua loja.
É importante que a sua loja seja de fácil acesso. Além disso, dependendo do porte do seu comércio, pode ser uma boa ideia ter um estacionamento.
Como funciona uma loja de atacado: infraestrutura necessária
Os principais aspectos que você precisa considerar ao montar a infraestrutura do seu negócio é o espaço necessário e seu mix de produtos.
Lembre-se que você vai precisar vender todo tipo de produtos dentro do seu nicho de atuação. Portanto, espaço e um mix de produtos são fundamentais.
Para isso, considere o seu orçamento, e a demanda do mercado local por produtos na sua área de vendas.
Se informe sobre como legalizar a sua empresa
Para não ser pego de surpresa na hora de legalizar o seu negócio, é importante se informar sobre tudo que é necessário com antecedência.
Por exemplo: se o seu estabelecimento vai vender produtos do gênero alimentício, você vai precisar seguir normas específicas da vigilância sanitária.
E, caso tenha qualquer dúvida sobre o processo de legalização da sua loja de atacado, você pode procurar por orientações com um bom profissional contábil.
Qual o valor do investimento inicial para montar uma loja de atacado?
O valor para montar uma loja de atacado pode variar conforme:
- Estoque inicial;
- Valor do aluguel e ponto comercial;
- A região escolhida;
- Porte do estabelecimento;
- Quadro de funcionários;
- Necessidades de reformas;
- Capital de giro.
Portanto, para abrir uma boa loja de atacado o valor necessário a ser investido gira em torno de R$ 50 e R$ 100 mil reais.
Dicas finais sobre como funciona uma loja de atacado
O comércio atacadista é um ramo muito rentável, portanto, pode ser bem lucrativo para você.
Mas, não se esqueça: a propaganda é a alma do negócio, então planeje boas estratégias para divulgar seu estabelecimento.
Agora que você já sabe como funciona uma loja de atacado, aproveite para deixar seu comentário!