Calçados são uma necessidade básica de vestuário, mas também são peças atrativas da moda. E há modelos diferentes para todos os públicos: homens, mulheres e crianças.
Portanto, ter um empreendimento nesse ramo pode ser um negócio bem rentável. Mas, você sabe como funciona uma loja de calçados?
Montar uma loja de calçados é simples, pois este é um dos estabelecimentos mais fáceis para qualquer pessoa começar.
Não é necessária muita burocracia, e você começar como um microempreendedor Individual.
No post de hoje eu vou explicar para você, que está pensando em empreender, alguns aspectos básicos sobre funciona uma loja dessas.
Vamos lá?
Como funciona uma loja de calçados: primeiros passos
Antes de tudo, você precisa que tipos de calçados você quer vender. Pois, isso determinará o seu público alvo, e como consequência:
- O seu segmento de atuação no ramo;
- As suas estratégias de marketing e divulgação;
- O nome e personalidade da sua empresa.
O mais recomendado é que você inicie vendendo diferentes modelos de calçados, para ambos os gêneros e diferentes faixas etárias.
Pois, assim o seu público vai ser mais amplo, assim como a sua cartela de produtos.
No entanto, nada impede que você monte um estabelecimento voltado para o público infantil, uma loja de calçados esportivos ou outro negócio mais segmentado.
Mas, é importante definir isso no início, porque todas as suas estratégias de negócio serão direcionadas conforme o segmento escolhido.
Mas, e depois?
Apesar de não ser tão comum, você pode abrir a sua loja em um espaço na sua casa, pois isso ajuda a cortar custos iniciais.
Assim você pode se livrar do aluguel e das contas de um espaço alugado, como água, luz e telefone.
No entanto, considere a localização da sua casa antes de fazer essa escolha. Uma saída interessante é optar por um e-commerce, para vender pela internet.
Afinal, você corta custos da mesma forma, mas não precisa que os clientes se dirijam a sua casa para comprar.
Como escolher o melhor segmento para abrir uma loja de calçados?
Para isso, você precisa pesquisar o mercado local e considerar a localização da sua loja, além de conhecer bem a concorrência.
Portanto, faça um bom estudo para avaliar a viabilidade da sua loja, analisando aspectos como:
- Como anda a economia e o comercio de calçados local;
- Qual a faixa de renda do seu público alvo;
- O segmento escolhido tem público alvo na sua cidade e região?
- Quais os diferenciais dos seus concorrentes;
- E quanto o seu público alvo estaria disposto a pagar pelos seus produtos.
Em alguns casos a escolha mais certa é trabalhar no centro da cidade ou mais perto dele, vendendo produtos de múltiplas marcas.
Caso você identifique que o segmento escolhido não tem muita demanda na sua cidade, então melhor mudar de rumo.
E o mercado de calçados é realmente rentável?
Conforme dados da Associação Brasileira de Indústrias de Calçados – Abicalçados, o setor calçadista produziu em torno de 909 milhões de pares de calçados. E isso tudo apenas no ano de 2017.
Com um bom planejamento, incluindo a divulgação e marketing do seu empreendimento, você pode ter uma loja de calçados estável e bem rentável em até um ano.
Dicas finais
Uma loja de calçados é classificada como um estabelecimento comercial do ramo varejista.
Isso significa que você vai precisar do aval da junta comercial local, e também registrar seu negócio na prefeitura da sua cidade.
Fora isso, você precisará providenciar a papelada junto a Previdência Social, Caixa Econômica Federal e a Secretaria da fazenda, para recolhimento do INSS e FGST.
Não se esqueça também de ver a questão do sindicato patronal do ramo.
Muitas vezes, pode ser melhor contratar os serviços de um contador para cuidar dessa parte para você.
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