Você já pensou em como funciona uma loja de produtos para salão de beleza?
Esse é um negócio voltado para atender salões de beleza, profissionais autônomos, cabeceiros e outros que atuem no ramo estético. E pode ser bem lucrativo.
O setor de estética é muito forte no Brasil. Afinal, pessoas de diferentes faixas de renda e de todas as idades gastam dinheiro com cabelo maquiagem e demais cuidados com a aparência.
Conforme o Portal Terra o Brasil tem o terceiro maior mercado de estética do mundo. Portanto, montar um empreendimento na área pode ser promissor.
E no artigo de hoje eu vou explicar os principais pontos sobre como funciona uma loja de produtos de salão de beleza, para você empreendedor poder montar a sua.
Acompanhe.
Como funciona uma loja de produtos para salão de beleza: o que é preciso para começar?
Antes de tudo é preciso fazer uma pesquisa de mercado para identificar a demanda real por esse tipo de negócio na sua região.
Com a pesquisa, você vai poder identificar:
- Quantos salões de beleza há na cidade;
- O número de profissionais autônomos e cabelereiros
- Quem são seus concorrentes;
- A localização ideal para a sua loja.
Além disso, é importante estudar sobre como funciona uma loja de produtos de salão de beleza na prática. Por exemplo, você pode visitar uma dessas lojas, olhar tudo e conversar com os atendentes para pedir informações sobre o cotidiano do trabalho.
E qual o melhor lugar para montar uma loja de produtos para salão de beleza?
A localização do empreendimento precisa ser escolhida com cuidado. Pois, ela precisa estar em próximo ao centro da cidade, junto a área de maior número de estabelecimentos comerciais.
O ideal é estar localizada na área onde ficam os principais salões de beleza da sua cidade. Assim, sua loja vai estar em local de acesso e boa movimentação de pessoas.
Mas, isso não é tudo. Na hora de escolher o espaço de pelo menos 50 m², para conseguir dispor de forma adequada todos os produtos que você vai vender.
Mas, qual a diferença de uma loja de produtos para salão para outros comércios?
Uma loja de produtos para salão de beleza funciona como uma loja para produtos cosméticos. A principal diferença é que o seu mix de produtos é mais amplo.
É importante entender que você precisa ser capaz de solucionar todas, ou a maior parte, das necessidades dos profissionais de salão de beleza.
Em outras palavras, o que esses profissionais buscarem precisa ser encontrado na sua loja.
Portanto, isso significa que não basta entender do ramo de varejo, é preciso conhecer a fundo os salões de beleza. Pois, você vai vender produtos que incluem de esmaltes de unhas até equipamentos de depilação.
Como funciona uma loja de produtos para salão de beleza: infraestrutura
A infraestrutura para uma loja de produtos de salão de beleza é bem simples.
Além da área ampla, você vai precisar de:
- Expositores para mercadorias;
- Prateleiras;
- Uma área de escritório;
- Balcão e caixa registradora.
Os demais itens incluem elementos comuns em qualquer negócio, como telefone, internet, banheiro para funcionários, e caso ache necessário, uma copa.
E como funciona o processo de legalização?
Legalizar uma loja de produtos para salão de beleza é simples. Você vai precisar do alvará da prefeitura e da junta comercial local.
Além disso será necessário registrar sua empresa na Previdência Social, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Receita Federal.
Demais processos formais incluem passar por uma vistoria do corpo de bombeiros e fazer o contrato social da loja. Mas, caso tenha dúvidas, você pode contar com o apoio de um profissional contábil.
Dicas finais
Além de tudo isso, é importante saber que o investimento inicial para abrir uma loja de produtos para salão de beleza fica entre R$ 50 a R$ 150 mil. Mas, vale a pena, afinal é um negócio rentável e com público fiel.
Agora você já sabe como funciona uma loja de produtos para salão de beleza.
Quer mais ideias de negócios? Então dá uma olhada aqui 5 Ideias para você montar um negócio na garagem da sua casa. E aproveite para deixar seu comentário!