Você sabe como funciona uma start ups? Ou já ouviu falar no termo, e ficou confuso sem saber o que é?
Essa é uma expressão cada vez mais utilizada no Brasil. E muitas vezes as pessoas se perguntam que tipo de empresa é uma start ups.
Então, talvez você se surpreenda quando eu disser que uma star ups não é uma empresa, embora possa vir a se tornar uma
Apesar disso, elas podem ser muito rentáveis e normalmente costumam ser.
E se você está se perguntando como isso é possível e que tipo de negócio é esse, fique tranquilo e continue lendo.
Pois, no artigo de hoje eu vou explicar para você como funciona uma start ups.
Como funciona uma start ups: afinal, por que não é uma empresa?
A forma mais correta de definir o que é uma star ups é como uma categoria de negócio que está em desenvolvimento. Pois, essas organizações têm características que as tornam únicas.
E não permitem que sejam classificadas de outras formas.
Isso porque uma start ups é uma empresa que está iniciando sua jornada, mas ainda não tem um plano de negócios ou até mesmo um produto totalmente definido.
Normalmente, esse tipo de empreendimento tem uma visão inovadora e ótimas ideias que ainda estão sendo aprimoradas.
Conheça as principais características
Você sabia que companhias como a Nubank, GuiaBolso, QuintoAndar e Loggi são start ups?
O próprio Instagram já foi uma starups, e hoje em dia é uma empresa milionária e consolidada como uma das maiores redes sociais do mundo.
Então confira as principais características das startups.
Crescimento rápido
Uma start ups cresce rapidamente. Isso não é por acaso, já que esses modelos de negócios são projetados para um crescimento dinâmico através de:
- Ideias criativas;
- Produtos inovadores.
Dessa forma, é importante entender que esse tipo de negócio tem um produto de alta procura para oferecer um mercado amplo. Onde esse produto serviço ou ideia vai ser bem recepcionado e procurado.
Para entender, basta olhar para os exemplos que eu citei mais acima, como o Instagram.
Muitas vezes esses empreendimentos são do setor de tecnologia, e na maior parte do tempo São negócios online, ou que tem alguma coisa a ver com o mercado digital.
É claro que isso não é uma regra, mas é uma característica muito observada no fenômeno das start ups.
Como funciona uma start ups: a fontes do investimento
Você já sabe falar no termo investidores anjos?
Investidor-anjo é uma pessoa física ou jurídica que investe do seu próprio capital em empresas nascentes, porém com um bom potencial de negócio.
Portanto, se o empreendimento em questão prosperar o investidor-anjo terá um bom retorno do seu investimento. Mas, se algo der errado ou ruim pode ser grande.
E essa é a fonte da maior parte dos investimentos que as start ups recebem. Contudo, muitas vezes companhia de risco também costuma investir nesse tipo de empreendimento.
Como as start ups estão começando a sua jornada e contam com um produto em desenvolvimento, que pode ser um sucesso ou pode ter falhas, elas não costumam ter acesso a opção de tradicionais de crédito.
Portanto, elas não costumam receber nenhum empréstimo nem doações.
Como funciona isso na prática?
Isso significa que muitas vezes os investidores tomam parte ativa nos rumos das start ups, fazendo parte da tomada de decisões.
Portanto, podemos perceber através disso que se trata realmente de um modelo de negócio diferente. Algo que não costuma funcionar para maioria das empresas nascentes.
Afinal, exige a existência de uma ideia realmente atrativa, e que abrange um grande número de pessoas, para atrair a atenção de investidores que estejam dispostos a arriscar o seu capital dessa forma.
Conclusão sobre como funciona uma start ups
Uma companhia que nasce como start ups não vai ficar nessa categoria para sempre. Afinal, o objetivo é crescer e desenvolver um produto consolidado no mercado.
A diferença é que esse desenvolvimento é feito com o protótipo do produto ou serviço já lançado para o público. E envolve vidente mente uma boa dose de marketing digital .
Agora você já sabe como funciona uma start ups. Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!