Quer saber como montar um barzinho de forma simples e descomplicada?
Ter um bar é uma ótima oportunidade de empreender para quem gosta de lidar com o público e de trabalhar no comércio.
Esse é um setor com estrutura fácil de ser montada, mas rentável. Segundo dados da ABRASEL, o setor de bares e restaurantes representa 2,7% do PIB – Produto Interno Bruto brasileiro.
Abrir é um barzinho é ter público certo, uma vez que esses estabelecimentos são populares. E não apenas entre os jovens, pois atraem pessoas de diferentes idades.
No post de hoje eu vou explicar para você o que não pode faltar, para você montar um barzinho de sucesso.
Vamos lá?
Como montar um barzinho: planeje sua estrutura e localização
Montar um barzinho requer uma estrutura simples. Pois, para iniciar você só precisa de:
- Um balcão;
- Salão com algumas mesas;
- Banheiros adequados;
- Uma cozinha;
- Uma dispensa.
E não precisa contar com um espaço muito amplo logo de cara. Mas, precisa escolher bem a sua localização.
Portanto, comece pesquisando o mercado local, e leve em conta que seu barzinho precisa estar em uma área com boa movimentação de pessoas. E de fácil acesso.
Em um barzinho o charme pode fazer a diferença
Muitos barzinhos são temáticos. Portanto, considere a possibilidade de investir em um espaço charmosa, com uma decoração exclusiva e acolhedora.
Para isso, antes de tudo, você precisa conhecer bem seus concorrentes. Portanto, saiba como o espaço deles, qual seu público alvo e o que vendem
Então, pense em como o seu espaço pode se destacar. Em outras palavras, é importante que seu barzinho tenha alguns diferenciais frente aos seus concorrentes.
E o charme do lugar pode fazer a diferença.
Como montar um barzinho: tenha uma boa equipe e faça divulgação
Outro diferencial de qualquer barzinho são os garçons. Portanto, mesmo que você tenha uma equipe pequena, com 2 ou 3 funcionários, é importante investir em qualificação profissional.
Além disso, é muito difícil encontrar um barzinho que não venda lanches e salgados. Pois, isso expande o público alvo e aumenta clientela.
Afinal, os seus clientes provavelmente vão querer comer, além de beber. E isso significa que você precisa de uma pessoa ágil na sua cozinha.
E não se esqueça: a propaganda é a alma de qualquer negócio. Portanto, invista na criação de um bom plano de marketing para divulgar a sua marca.
Cuidado com a legislação
Lembre-se: é proibido por lei vender bebidas alcoólicas para menores de idade. Portanto, tenha atenção aos seus clientes mais jovens.
Isso é importante especialmente se o seu bar estiver localizado em uma área onde hajam escolas nas proximidades. No caso de dúvida, não venda nenhuma bebida alcoólica antes de ver o documento de identidade do cliente.
Como montar um barzinho: planeje com atenção a legalização da sua empresa
Outra parte importante sobre como montar um barzinho é cuidar dos documentos necessários.
A parte burocrática precisa ser planejada com atenção. Pois, se faltar algum documento, você pode ficar impossibilitado de abrir as portas.
E, entre os documentos que você vai precisar, incluem-se:
- Autorização da junta comercial e prefeitura local’
- Registro na Secretaria da Receita federal, Previdência Social e Secretaria da Fazenda;
- Contrato de locação do imóvel ou IPTU, e contrato social do barzinho.
Além disso, é preciso apresentar a folha espelho do imposto de renda. E a obter autorização da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros. O que significa que seu barzinho precisa atender as normas de higiene e segurança obrigatórias.
Mas, também podem ser necessários outros documentos específicos
Concluindo
Agora você já sabe como montar um barzinho. Portanto, bora montar o seu?
E mais uma dica: se você precisar de ajuda ou tiver dúvidas, sempre pode contratar um serviço de consultoria, inclusive para a parte contábil.
Quer mais ideias de negócios fáceis de implementar? Então confira esse outro artigo: como montar um negócio na garagem da sua casa. Aproveite para deixar o seu comentário!