Como montar um e-commerce em 4 passos fáceis

Como montar um e-commerce em 4 passos fáceis

Você já pensou em como montar um é e-commerce de sucesso e trabalhar online, mas desistiu da ideia por achar complicado demais?

Vender pela internet é uma das melhores possibilidades para quem busca empreender, mas não tem muito dinheiro para começar. 

Pois, as compras e serviços online estão cada vez mais populares.  Afinal, além da praticidade, comprar  em uma boa loja online é tão seguro quanto comprar em uma loja física.

Portanto,  e você  sonha em montar um negócio online,  no artigo de hoje eu vou explicar como montar um e-commerce  em  4 Passos simples.

Confira.

1.  Como montar um e-commerce: planeje o que você vai vender

O primeiro passo, como em qualquer outro negócio, é planejar o seu e-commerce.  Para isso, a primeira coisa a fazer a escolher o seu nicho de atuação.  Ou seja, quais mercadorias e serviços você vai vender.

Mesmo para quem nunca teve uma loja online antes, fazer essa escolha não é difícil.  Pois, existem boas opções, que são rentáveis e bem procuradas, como:

  • Venda online de roupas e calçados;
  • Acessórios para o cabelo e maquiagem;
  • Produtos fitness, desde suplementos até roupas e calçados;
  • Brinquedo e produtos para crianças;
  • Produtos e utensílios para casa e cozinha;
  • Roupa de banho e cama;
  • Produtos e acessórios para pets;
  • Objetos de decoração e eletrônicos, etc.

Você também pode optar por não dar uma loja online de variedades ou que inclua produto de dois nichos que tem uma afinidade. 

2. Conheça o perfil do seu público alvo

Depois que você escolhe seu nicho de atuação, é hora de pensar no perfil do seu público alvo para estruturar o seu negócio.

Durante as etapas, aproveite também para usar a demanda dos produtos do nicho escolhido. Caso você constate que não foi uma boa ideia, que esse segmento não vai funcionar para você, ainda dá tempo de mudar de ideia.

Nessa etapa é importante definir:

  1. Detalhes sobre o perfil do seu público-alvo: isso inclui faixa etária, renda, escolaridade, nível de exigência;
  2. Concorrentes: quem são, quais os diferenciais de negócio e como trabalham;
  3. Fornecedores: encontre as pessoas, empresas ou locais que vão fornecer os produtos que você vai vender na sua loja.

O melhor lugar para encontrar fornecedores é no atacado, Mas, você também pode trabalhar com dropshipping, revendendo produtos de sites estrangeiros, como o Wish, ou usados.

Outra opção é vender produtos de fabricação própria, como artesanato e bijuterias.

3. Como montar um e-commerce: escolha uma plataforma de vendas

A melhor forma de montar uma loja virtual é contratar o serviço de uma plataforma de e-commerce, como a NuvemShop. E você só paga uma mensalidade para montar sua loja e usar.

Pois, essas plataformas já tem uma estrutura base, que inclui até o processamento de pagamentos, à sua disposição.

Você também pode montar um site de vendas. Contudo, nesse caso você vai precisar comprar um domínio, providenciar seu próprio processo de pagamentos e outros detalhes técnicos que envolvem a montagem de um site profissional.

4. Planeje sua logística de entrega e estoque

Você precisa ser uma área de armazenamento para os produtos que irão vender. E pelo cuidado de somente disponibilizar à venda daquilo que você puder entregar.

Portanto, e algum item estiver indisponível, coloque um aviso no seu anúncio. Você também precisa aprender a manejar seu estoque, repondo os produtos periodicamente.

Você também precisa planejar como falar de entrega.  Você pode trabalhar com os Correios ou com serviço de entregas particular.

Não se esqueça de considerar o valor do frete na contabilização dos seus gastos, e preços dos produtos.

Conclusão

O valor do investimento inicial para montar e-commerce  varia entre R$ 20 a R$ 30 mil reais ou mais. Pois, além de gastar com estoque Inicial e montagem da loja você também vai precisar a legalizar a sua empresa e ter um capital de giro.

Não se esqueça também que você precisa de um bom plano de marketing para divulgar seu negócio alavancar suas vendas.

E você pode legalizar a sua empresa como um microempreendedor individual, facilitando a administração do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *