Quer saber como montar um hortifruti sem complicações e se tornar dono do seu próprio negócio?
Os Vegetais, como as frutas e verduras e, são presença certa na mesa da maioria dos brasileiros. Afinal, de doces a pratos salgados eles são muito versáteis.
E agradam a todos os públicos, até mesmo veganos e vegetarianos.
Além disso, o número de pessoas que se preocupam em ter uma alimentação saudável e se tornar adepto de dietas ricas em vegetais é cada vez maior.
Portanto, abrir um hortifruti é uma excelente oportunidade de negócio. Mas, precisa de um bom planejamento, e é sobre isso que eu vou falar com você agora.
Acompanhe.
Como montar um Hortifruti: analise a viabilidade do negócio
O primeiro passo para montar um Hortifruti é conhecer bem o mercado onde você está atuando. Portanto, antes de abrir a sua empresa é fundamental realizar uma pesquisa de mercado.
Pois, é dessa forma que você vai poder identificar elementos fundamentais para o sucesso do seu hortifruti, incluindo:
- A média de lucro do negócio;
- Como funciona o empreendimento na prática;
- Dados sobre a sua concorrência;
- Produtos mais vendidos;
- O perfil do seu público alvo;
- A localização certa para sua loja.
Com essas informações disponíveis para você fica muito mais fácil planejar o seu empreendimento.
E uma boa ideia para obter um conhecimento prático sobre o negócio é visitar seus concorrentes como cliente. Pois, além de conferir detalhes sobre o atendimento e organização, você pode conversar com os funcionários e outros clientes.
Para ter sucesso escolha bons fornecedores
Você precisa encontrar fornecedores assíduos, e que possam me oferecer mercadorias de qualidade. É importante se certificar de que os produtos são frescos e saborosos.
Outro aspecto importante é ter uma boa logística de armazenamento e acondicionamento dos produtos. Não se esqueça: os produtos não podem ficar guardados por muito tempo, portanto planeja bem a logística de entrega e vendas.
Como montar um hortifruti: localização e marketing
É importante que o seu hortifruti seja bem localizado, em uma área próxima aos demais comércios locais e com boa movimentação de pessoas.
Além disso, criar boas estratégias de marketing para divulgar sua marca é fundamental. Você pode, por exemplo, usar o velho método do carro de som.
Mas, também é importante investir em estratégias digitais como divulgar sua empresa nas redes sociais ou até mesmo criar um blog.
Legalize o seu hortifruti
Também é importante dedicar uma parte do seu planejamento para cuidar dos detalhes da legalização da sua empresa.
Pois, você vai precisar providenciar alguns documentos, que incluem:
- Alvará da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros;
- Obter o seu CNPJ na Receita Federal;
- Registrar a sua empresa na Previdência Social, Secretaria da Fazenda e Caixa Econômica;
- Elaborar o contrato social da firma;
- Registrar sua empresa na prefeitura e junta comercial local.
Contudo, saiba que você pode legalizar a sua empresa como um microempreendedor individual. Mas, no caso de dúvidas sempre é válido procurar orientação com um profissional Contábil.
Conclusão sobre como montar um hortifruti
O valor de investimento inicial para abrir o seu hortifruti vai ficar em torno de R$30 mil reais a R$ 60 mil reais. Pois, depende da infraestrutura que você decidir montar.
Mas, não se esqueça que você vai ter vários gastos. Isso inclui a legalização na empresa, capital de giro, estoque Inicial, prateleiras, gôndola refrigerada, aluguel e ponto comercial, entre outras despesas. Portanto, faça um bom planejamento financeiro e orçamentário.
Agora você já sabe como montar um hortifruti. Deixe o seu comentário!