Gosta de cozinha oriental e já pensou em como montar um restaurante de sushi?
A comida japonesa além de deliciosa é muito popular no Brasil. Portanto, essa pode ser uma excelente oportunidade para você que quer empreender.
No entanto, na hora de montar o próprio negócio, bate aquela dúvida: por onde começar?
Para ter um restaurante de sucesso é essencial gosta de atender ao público e apreciar uma boa comida. Mas, além disso, também é preciso ter alguns cuidados que qualquer negócio exige.
No artigo de hoje eu vou apresentar para você, que quer empreendedor, algumas dicais essenciais sobre como montar um restaurante de sushi de sucesso.
Vamos lá?
Como montar um restaurante de sushi: faça uma pesquisa de mercado prévia
Para montar um restaurante de sushi em primeiro lugar é preciso conhecer bem o setor. Portanto, o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa de mercado, e identificar:
- Quem são seus concorrentes;
- O perfil do seu público-alvo;
- A melhor localização para seu restaurante;
- Infraestrutura necessária.
Não se esqueça. Quem vai a um restaurante de sushi está buscando uma gastronomia específica. Mas, por outro lado, há muitas casas de comida japonesa que dão uma abrasileirada nos pratos.
O melhor a fazer é conhecer bem o cardápio e o ambiente dos seus juntos. E analisar os gostos e preferências das pessoas interessadas em comida japonesa na sua localidade.
Então, invista em planejamento
O próximo passo é começar a planejar o seu restaurante de sushi. Portanto, a melhor saída é anotar e esquematizar tudo.
E para isso o plano de negócios é a ferramenta ideal. Com ele você não perder nenhum detalhe sobre tudo que é necessário ao seu futuro empreendimento.
Como montar um restaurante de sushi: uma boa equipe é fundamental
Um dos pontos mais importantes sobre um restaurante de sushi é a preparação dos pratos. Pois, a gastronomia japonesa é delicada e requer uma mão treinada para o preparo.
Portanto, se você mesmo não for um bom sushiman, ou não estiver disposto a assumir essa função, o recomendado é investir na contratação de um profissional qualificado.
Isso é especialmente importante se você tiver concorrentes consolidados na cidade.
Dica: se estiver sem inspiração para encontrar um nome para o seu restaurante de sushi, confira aqui 600 nomes para casas de sushi.
Invista em ingredientes de qualidade e bons fornecedores
Outro item indispensável é a qualidade dos seus ingredientes, especialmente os peixes. Afinal, os pratos japoneses servem muitas iguarias cruas que precisam ser frescas.
E para garantir que tudo dê certo é recomendado:
- Investir em bons equipamentos de refrigeração;
- Garantir que os peixes cheguem frescos;
- Ter uma despensa que mantenha os demais alimentos bem guardados;
- Ter um gerador de energia.
Com isso você vai garantir que nada saia do controle no seu restaurante.
Mas, não se esqueça: para ter certeza de que seus produtos terão qualidade é preciso selecionar também bons fornecedores.
O mais indicado é visitar o fornecedor, sempre que possível, e olhar tudo você mesmo antes de fechar negócio.
Como montar um restaurante de sushi: legalize a sua empresa
Além de tudo isso, dedique um tempo para planejar a legalização do seu restaurante de sushi. Para isso você vai precisar providenciar alguns documentos incluindo:
- Registro na prefeitura e junta comercial;
- Alvará da vigilância sanitária;
- Contrato social da empresa;
- Registro na Previdência Social, Caixa Econômica e Secretaria da Fazenda.
- Obter seu CNPJ na Receita Federal.
Mas, essas são apenas as formalidades principais. Pois, ainda serão necessários outros documentos específicos. Na dúvida, consulte um bom contador.
A boa notícia é que você pode abrir o seu negócio como um microempreendedor individual e ter acesso as vantagens de ser MEI.
Dicas finais sobre como montar um restaurante de sushi
Lembre-se de incluir boas estratégias de marketing no seu plano de negócios para divulgar a sua marca.
E uma dica final: o investimento inicial abrir um restaurante de sushi gira em torno de R$ 80 mil a R$ 180 mil. Portanto, faça também um bom planejamento financeiro.
Está pensando em abrir seu próprio negócio e quer mais ideias? Dá uma olhada aqui: 224 dicas para montar um comércio. Deixe seu comentário!