Ter um salão de beleza é uma excelente ideia para abrir seu próprio negócio, e conseguir a independência profissional.
Afinal de contas, os salões de beleza estão entre os estabelecimentos comerciais mais populares e não apenas entre mulheres. Pois, o número de homens que buscam por cuidados estéticos é cada vez maior.
Portanto, ter um salão de beleza é um negócio rentável. Você pode atender um público diversificado, oferecer diferentes serviços, e ter uma tabela de preços atrativa e fidelizar clientes com facilidade.
Se você já pensou nisso, gosta de lidar com o público e de melhorar a imagem e a beleza das pessoas, mas não sabe por onde começar, esse artigo é para você.
Hoje eu vou explicar como montar um salão de beleza do zero, e sem precisar ter um orçamento muito elevado.
Confira.
Quero ter meu próprio salão de beleza: por onde começo?
O passo mais importante é sempre o planejamento. Antes de tudo defina onde o seu salão vai se localizar. Pode ser até na garagem da sua casa, mas você também pode alugar uma sala comercial.
É importante fazer isso primeiro, para que você tenha uma ideia do espaço que terá para trabalhar e possa planejar como tudo será arrumado.
Por exemplo, uma cadeira profissional de lavagem ocupa um determinado espaço. Você precisará também de um espaço para corte, um local para um espelho e assim por diante.
Além do espaço, considere também quais serviços serão oferecidos. Pois, dependendo do que pretende oferecer aos seus clientes, você pode precisar de equipamentos específicos.
E quais detalhes eu não posso esquecer?
É essencial que anote tudo o que julgar importante, mas algumas informações básicas não podem faltam, incluindo:
- Orçamento inicial contemplando equipamentos, licenças, taxas, impostos e aluguel de espaço, caso queira abrir seu salão em uma sala comercial;
- Capital de giro: destine uma parte do seu orçamento para cobrir suas despesas básicas, como produtos, água, luz e aluguel, de 1 a três meses do início do negócio;
- Planejamento de marketing: divulgar seus serviços é essencial, quanto mais pessoas souberem do seu negócio, mais rapidamente você vai formar sua clientela.
Além disso, verifique com antecedência todas as licenças e alvarás legais que você precisará. Para isso se informe com a prefeitura da sua cidade e a Associação Comercial local.
E não se esqueça: com fatuamente de até 81 mil reais por ano pode se legalizar com um processo legal simplificado, se tornando um microempreendedor Individual.
E ser tem várias vantagens. Para saber mais dá uma olhada nesse nosso outro artigo 9 vantagens de ser MEI.
Equipamentos e serviços básicos de um salão de beleza
Um salão de beleza pode ser bem versátil nos serviços oferecidos, mas apesar disso, tem algumas coisas que não podem ficar de fora.
Estou falando daqueles serviços que a maioria das pessoas espera encontrar em qualquer salão de beleza. Portanto, entre os equipamentos que você vai precisar, não podem faltar:
- Cadeiras de corte;
- Assentos para os clientes em espera (poltronas, cadeiras ou sofás):
- Lavatório;
- Ao menos um carinho auxiliar;
- Pelo menos um espelho grande e alguns menores;
- Estufas esterilizadoras;
- Secador de cabelo, prancha, kit de tesouras, máquinas de corte;
- Produtos profissionais para maquiagem;
- E produtos profissionais para cabelo (shampoos, condicionadores, cremes, tinturas etc.).
Com isso você pode oferecer os serviços básicos, como corte, coloração, escova, chapinhas e maquiagens para festas.
E quanto tudo isso vai custar?
O investimento inicial para abrir um salão de beleza é variável, mas um salão equipado em uma sala comercial, sem funcionários, pode custar entre R$ 5.000, à R$ 10.000,00 no total.
Já estão inclusos nessa conta despesas com aluguel, água, luz, internet e telefone. Assim como impostos, taxas e tributos.
Contanto, é possível cortar custos abrindo um salão pequeno, na sua casa e, quem sabe, conseguindo alguns equipamentos de segunda mão (mas, em bom estado de conservação).
Você também pode tentar linhas de crédito para microempreendedores, ou fazer uma sociedade.
Dica: calcule os preços dos serviços acrescentando entre 80% a 150% do valor de custo, para ter um preço atrativo para os clientes, mas que seja lucrativo para você.
Dicas finais
Se você tiver qualquer dúvida, sempre dedique um tempo a pesquisar as informações necessárias.
Não se esqueça que a internet é uma fonte de pesquisa ampla e acessível.
Gostou das dicas? Divida conosco a sua opinião deixando um comentário!