É educador e quer saber como montar uma escola particular?
Abrir uma escola pode ser uma ótima escolha de negócio próprio, principalmente para empreendedores formados na área educacional, como professores e pedagogos.
Afinal, você se forma na faculdade, e então passa a procurar emprego e se candidatar em concursos públicos para tentar uma vaga como docente.
Mas, porque não inovar, e abrir a própria escola? Você pode, inclusive, ser um dos professores do seu próprio quadro docente e realizar seu sonho de ensinar dessa forma.
No post de hoje eu vou explicar como montar uma escola particular, um negócio que pode ser bem lucrativo, ao mesmo tempo em que presta um serviço a sua comunidade.
Acompanhe.
Como montar uma escola particular: primeiros passos
O primeiro passo é verificar a viabilidade mercadológica do seu empreendimento.
Analise seus concorrentes e faça uma pesquisa prévia para avaliar a demanda por novas instituições de ensino na sua localidade.
É importante entender também quem é o seu público-alvo. Algumas opções incluem jovens com necessidades de alguns níveis e modalidades educacionais e a classe média alta.
Pois, isso vai ajudar você a determinar;
- O nível de ensino que a sua escola vai oferecer;
- A localização da futura instituição de ensino;
- A faixa de mensalidades que poderão ser cobradas;
- Os serviços educacionais ofertados.
Portanto, invista em uma análise completa do mercado, pois uma boa pesquisa vai ajudar você a planejar os detalhes iniciais da sua escola particular.
Defina o valor do investimento inicial
Os dados preliminares da sua pesquisa vão ajudar você a determinar o valor do investimento inicial
Afinal, para oferecer uma infraestrutura adequada as necessidades educacionais identificadas, seu investimento na futura escola particular precisa ser compatível.
Para uma escola infantil, por exemplo, o valor do seu investimento inicial vai ficar entre R$ 100 a R$ 200 mil, a depender do tamanho do seu negócio.
Considere ainda que nos primeiros meses seu negócio provavelmente não dará lucros, então você precisa ter um bom capital de giro para manter sua escola particular funcionando.
Como montar uma escola particular: os documentos necessários
Como em qualquer outro empreendimento, será necessário fazer o registro da sua escola particular. Mas, como se trata de um empreendimento educacional, você precisará de alguns documentos específicos.
Será necessário registrar o seu negócio nos seguintes órgãos;
- Prefeitura da cidade;
- Ministério da Educação – MEC;
- Secretária de ensino;
- Delegacia municipal de ensino.
E, entre os documentos que você vai precisar, incluem-se:
- Requerimento da Secretaria de Educação;
- Contrato social da sua escola;
- Declaração de idoneidade do representante da escola;
- Escritura ou contrato de aluguel;
- Planta da escolha detalhada;
- Termo de responsabilidade do representante da escola;
- Duas cópias do Projeto Político Pedagógico da escola;
- Relação dos recursos humanos (funções e horário de trabalho;
- Duas cópias do regimento escolar.
E você também precisará inscrever sua empresa escolar na Previdência Social, para a coleta do INSS, na Caixa Econômica Federal (INSS e FGTS), na Secretaria da Receita Federal e na secretaria da fazenda do seu estado.
Portanto, a melhor escolha é contar com ajuda de um contador para deixar a parte legal em dia.
Mas, tenha em mente que, alguns documentos específicos, como o projeto político pedagógico e o regimento escolar, você mesmo terá que providenciar.
Como otimizar melhor o planejamento de uma escola particular?
A melhor coisa é elaborar um bom plano de negócios. Assim, você pode incluir todos os detalhes necessários, inclusive seu plano de marketing com ideias para divulgar a sua marca.
Não esqueça também de definir bem sua infraestrutura, incluindo ambientes adequados a inclusão de portadores de necessidades especiais.
Conclusão
Montar sua escola particular é um processo um pouco trabalhoso, mas vale a pena. Afinal, é uma área lucrativa e socialmente importante.
E pode ser uma boa alternativa para profissionais da educação que desejam mudar de ares e ser o seu próprio chefe, mas permanecer na área educacional.
Você está em como montar uma escola particular? Divida conosco suas ideias deixando um comentário!