Você já pensou em como montar uma franquia de calçados e se tornar seu próprio chefe?
A opção por uma franquia de calçados é uma boa ideia para qualquer empreendedor que esteja iniciando no ramo do varejo.
Os calçados são itens de consumo de primeira necessidade. Mas, não é só isso. Um bom calçado também é uma questão de estilo, pois faz diferença no visual.
Portanto, esse é um ramo que tem tudo para dar certo: é rentável, vende produtos de primeira necessidade e tem público garantido em qualquer lugar.
No artigo de hoje eu vou apresentar para você, de forma simples, como montar uma franquia de calçados para você começar a planejar o seu futuro empreendimento hoje mesmo.
Acompanhe.
Como montar uma franquia de calçados: o que é preciso para começar?
Uma franquia de calçados é uma loja de marca. Ou seja, você trabalha somente com a venda dos modelos de calçados comercializados pela marca que você representa.
Isso significa que sua preocupação não é selecionar um bom mix de produtos. Mas, sim montar um bom espaço de vendas seguindo as dicas, orientações e regras da sua franquia.
Contudo, antes disso você precisa encontrar uma boa franquia para se tornar um franqueado.
Qual a melhor franquia de calçados?
Você não precisa ser um vendedor profissional ou atuar na indústria calçadista para montar sua franquia de calçados. Mas, precisa conhecer o mercado e escolher a marca certa para começar.
Portanto, faça uma pesquisa prévia, conheça bem as marcas e identifique também quais delas são mais procuradas na sua cidade.
Aqui vão algumas sugestões de boas franquias de calçados para iniciantes:
Mas, existem muitas outras marcas disponíveis. Cada uma com um público específico e regras próprias para os seus franqueados.
O mais indicado é escolher uma franquia com a qual sinta afinidade, e que seja viável implantar dentro do mercado de calçados da sua localidade.
Por exemplo: não adianta abrir uma franquia de calçados sofisticados e caros, se não há demanda por esse tipo de calçado. Convém mais abrir uma loja franqueada de calçados populares.
Fique atento também as todas as taxas da franquia escolhida, para não ter nenhuma surpresa depois.
Como montar uma franquia de calçados: localização e infraestrutura
A localização é um ponto fundamental para o sucesso da sua franquia de calçados. Mas, para isso, você também pode conta com consultoria e dicas da sua franquia.
O ideal é que sua loja fique na área comercial da sua cidade, ou até em um shopping center. Pois, precisa estar em um lugar de boa movimentação de pessoas e ser de fácil acesso.
É importante também que você providencie uma boa infraestrutura, incluindo:
- Prateleiras e expositores adequados;
- Balcão e caixa;
- Espelho e assentos para prova dos calçados;
- Banheiro, área de escritório e área de estoque.
É importante destacar também que você vai precisar aprender a lidar com o modo de gestão da franquia escolhida.
Afinal, você vai ser uma loja de uma grande marca, formadas por muitas outras lojas que seguem o mesmo modelo de gestão.
Tenha atenção ao seu contrato de franqueado
Além de obter a autorização da prefeitura e da junta comercial local, e cuidar de outras exigências legais para legalizar sua loja, você precisa ter especial atenção ao seu contrato de franqueado.
Pois, nele constam todos os dados relativos ao seu empreendimento, especialmente os financeiros.
Avalie com cuidado as oportunidades do negócio, e se possível, converse com outros franqueados da rede para conhecer os ganhos e as oportunidades reais da franquia.
Quanto custa para montar uma franquia de calçados?
Considerando todas as despesas, incluindo as taxas da franquia, infraestrutura da loja e o capital de giro, montar uma franquia de calçados custa entre R$ 30 mil à R$ 50 mil reais.
Portanto, faça um bom planejamento financeiro e invista seu capital com cuidado, para que tudo dê certo.
Dicas finais
Lembre-se também que a propaganda é a alma de qualquer negócio, portanto, invista em um plano de marketing para divulgar sua loja.
Agora você já sabe como montar uma franquia de calçados. Aproveite e deixe seu comentário!