Como montar uma franquia de gasolina?

Como montar uma franquia de gasolina?

Você já pensou sobre como montar uma franquia de gasolina e ganhar dinheiro com uma empresa de posto de combustível?

Entrar para esse ano com um bom planejamento e dedicação pode ser uma das melhores oportunidades para montar um negócio.

Afinal, todo mundo que possui um veículo próprio precisa abastecer regulamente.   e a falta de combustível produz uma verdadeira crise social.

Portanto, você dificilmente ficará sem mercadoria e sem clientes.  E vai atrair diferentes perfis de pessoas. Ou seja, poderá vender para qualquer um que possua um veículo automotivo ou moto.

Mas, por onde começar para ter uma franquia de gasolina? É sobre isso que eu vou falar com você no artigo de hoje pronto. 

Acompanhe.

Como montar uma franquia de gasolina: escolha bem a sua bandeira

Quem quer abrir uma empresa do posto de gasolina pode escolher entre bandeira branca, ou bandeira de alguma distribuidora específica.

A vantagem de trabalhar com uma distribuidora é que esta fornecer todos os subsídios para construção e manutenção do estabelecimento comercial. Contudo, somente poderá vender combustível adquirido na distribuidora da sua Bandeira.

Já se você quiser ser bandeira branca, terá que ir em frente sozinho.  Mas, ter a liberdade de escolha de fornecedores.

Portanto, para abrir uma franquia de combustível o primeiro passo é escolher a sua Bandeira.

Uma das bandeiras mais procuradas é a Petrobras. Mas, também há outras, opções como a Ipiranga.

Escolha uma boa localização

Sua franquia de combustíveis também precisa estar bem localizada. Em alguns casos, pode ser que a distribuidora escolhida tenha regras sobre a localização.

Portanto, fique atento aos detalhes do contrato.

O principal ponto sobre a sua localização é que o seu posto precisa ser de fácil acesso para diferentes tipos de veículos. De motocicletas até caminhões e ônibus.

Já o terreno precisa ser grande ou bastante para abrigar toda a estrutura da construção que inclui tanques subterrâneos de combustível.

Os melhores lugares são avenidas movimentadas, principalmente em horários de pico. E se o seu posto vai ser 24 horas, localizado em rodovias, por exemplo, dedique um tempo especial para planejar a segurança.

Como montar uma franquia de combustível: faça um bom plano de negócios

Ter um plano de negócios coeso e bem estruturado é fundamental. 

E durante o planejamento do seu futuro estabelecimento, é preciso prestar atenção em todas as exigências na distribuidora.

Mas, independente disso, existem alguns elementos que não podem ficar de fora do seu plano de negócio:

  • Planejamento financeiro e orçamentário;
  • Plano de recursos humanos;
  • Infraestrutura necessária;
  • Plano de marketing;
  • Detalhes sobre a legalização da empresa.

Outro ponto importante é que o seu projeto e construção precisam atender a certas normas de segurança no manejo de combustíveis. Portanto, você vai precisar de profissionais especializados para elaborar o projeto.

Fique atento às exigências legais

Antes de abrir sua franquia de gasolina você precisa obter algumas autorizações obrigatórias para deixar o seu posto de combustível dentro da lei.  Isso inclui:

  1. Licença ambiental;
  2. Documentação exigida pelo CONAMA -Conselho Nacional do Meio Ambiente
  3. Documentos exigidos pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biodiesel.

Além desses documentos específicos do setor você também precisa providenciar documentação necessária para a legalização de qualquer empresa.

Por exemplo, alvará da Prefeitura e Junta Comercial local, seu CNPJ e alvará do corpo de bombeiros.

Conclusão sobre como montar uma franquia de gasolina

Não se esqueça que você precisa comprar um quadro de funcionários qualificados. E investir em marketing para divulgação do seu negócio.

Além disso, trabalhar com uma franquia de gasolina requer seguir regras, e uma política específica de atuação. Portanto, se necessário está sempre em comunicação com a distribuidora.

Já o valor do investimento inicial para abrir a sua franquia de gasolina gira em torno de R$ 650 mil, à R$ 1,5 milhão de reais. Mas, os franqueados contam com ajuda de custo da distribuidora para o projeto e manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *