Você já pensou sobre como montar uma funerária?
Não se pode negar que o serviço fúnebre é um tipo de serviço que ninguém quer precisar tão cedo. Mas, é importante entender que as funerárias são empreendimentos necessários. E podem ser negócios lucrativos.
Afinal de contas, quando perdemos um ente querido contar com um bom serviço funerário para prestar a última homenagem a quem amamos é fundamental.
E para o empreendedor, esse é um ramo de atuação com baixa concorrência. Mas, o que é necessário para ser um prestador de serviço fúnebre?
No artigo de hoje eu vou apresentar para você como montar uma funerária com 3 dicas simples, mas eficazes para o seu planeamento.
Acompanhe.
1. Como montar uma funerária: entenda como funciona o setor
O primeiro passo para montar uma boa funerária é compreender o que é o serviço fúnebre e como ele funciona. Pois, as funerárias são responsáveis por cuidar, transportar e preparar o corpo para o velório e para o enterro.
Portanto, faz parte do serviço fúnebre:
- Buscar o corpo no Instituto Médico Legal – IML;
- Transportar, higienizar e vestir o corpo;
- Organizar o velório e o enterro.
Ou seja, o serviço funerário é composto por diversas etapas, e cada uma delas tem seus próprios trâmites e protocolos para ser executada.
Quais serviços podem ser oferecidos em uma funerária?
Mas, todos os serviços que você pode ofertar durante o processo fúnebre são cobrados. Isso inclui:
- Translado do corpo até a funerária, o velório e até o enterro;
- Caixão, coroas de flores e outros itens fúnebres;
- Organização do enterro, incluindo comprar área para sepultamento;
- Processo de cremação.
Todos os serviços prestados são oficializados através de um contrato entre você e o responsável da família pelos cuidados com o corpo.
Portanto, há a garantia legal de que tudo será pago, mesmo que você não cobre na hora, afinal, o momento pode não ser o mais oportuno.
2. Como montar uma funerária: legalização da empresa
Uma funerária é uma empresa tradicional, portanto, segue os mesmos processos legais que qualquer outra para sua oficialização.
Entre outras coisas, você precisa:
- Obter o alvará da prefeitura e da junta comercial local;
- Providenciar o contrato social da empresa;
- Registrar a funerária na Previdência Social e na Caixa Econômica Federal;
- Obter seu CNPJ na Secretaria da Receita Federal.
Mas, também pode ser necessários outros documentos específicos da cidade.
Portanto, no caso de dúvidas, procure orientação com um profissional contábil, ou deixe tudo nas mãos de um bom contador.
3. Como montar uma funerária: localização e infraestrutura
Os melhores locais para a localização da sua funerária são aqueles que ficam na rota dos hospitais e do IML, afinal, você vai lidar cotidianamente com o translado de corpos.
Outro ponto importante é a sua infraestrutura.
É bom dispor de um lugar com espaço adequado para os caixões, coroas de flores, arranjos, velas, castiçais e outros itens para o velório.
Além disso, em algumas localidades os velórios não são realizados no cemitério, mas na própria funerária. Portanto, ter uma sala especial para isso também é uma necessidade.
Cuidados adicionais incluem ter bons fornecedores, principalmente para os caixões. E checar os dados do responsável pelo pagamento, como endereço, telefone e cartão de crédito, antes de assinar o contrato com ele permitindo que ele pague depois.
Qual o valor do investimento inicial para abrir uma funerária?
O valor do investimento inicial para montar sua funerária pode variar conforme a infraestrutura escolhida.
Mas, em geral, para uma funerária de pequeno porte você vai precisar de aproximadamente R$ 50 a R$ 100 mil reais.
Não se esqueça que você precisa de um bom carro fúnebre e um espaço adequado para abrir sua funerária. Portanto, faça um bom planejamento financeiro.
Dicas finais
Para ter ainda mais sucesso com o seu empreendimento, elabore um bom plano de negócios.
Assim, você não perde nenhum dado ou informação importante sobre a sua funerária.
Quer mais ideias de negócios? Então, aproveite para dar uma olhada aqui: 5 ideias para montar um negócio do zero e deixe seu comentário!