Pensando em como montar uma loja de variedades e ganhar dinheiro?
As lojas de variedades são bem populares, afinal, elas vendem diferentes tipos de produtos e utilidades para o dia a dia, como o nome indica.
Portanto, para o público, esse é um bom lugar para encontrar presentes e utensílios para o lar.
Mas, para os empreendedores, uma loja de variedades é uma forma de alcançar a independente financeira e se tornar seu próprio chefe.
No artigo de hoje eu vou apresentar para você o que não pode falar no seu planejamento sobre como montar uma loja de variedades e ganhar dinheiro.
Vamos lá?
Como montar uma loja de variedades: organize seu negócio
Saber como montar uma loja de variedades é um bom investimento para sair da crise de produtos e serviços causada pela pandemia de Covid 19, que afetou muitos negócios e empresas.
Mas, para ter sucesso com seu novo empreendimento você precisa organizar seu negócio.
Para isso, o primeiro é fazer um bom planejamento através de uma pesquisa de mercado. Portanto, estude bem o mercado local e identifique:
- Os seus concorrentes;
- Quem é o seu público alvo;
- O perfil desse público-alvo;
- A infraestrutura básica necessária.
Com essas informações em mãos, você pode planejar os detalhes do seu empreendimento. Contudo, para não perder nenhum detalhe, o mais indicado é que você elabore um plano de negócios e anote tudo.
A localização é um ponto estratégico para o sucesso da sua loja
Uma loja de variedades precisa ser bem localizada. Portanto, inclua no seu planejamento inicial uma busca pelos melhores locais disponíveis para montar seu negócio.
Dê preferência a área central da sua cidade, onde já estão localizados a maior parte dos estabelecimentos comerciais.
Além disso, é importante escolher uma rua com boa movimentação de pessoas e de fácil acesso.
Como montar uma loja de variedades: escolha bem mix de produtos
O ponto chave sobre como montar uma loja de variedades é o seu mix de produtos. Portanto, dê uma atenção especial a esse aspecto durante o seu planejamento.
Por exemplo: você pode montar uma loja de variedades voltada para um nicho específico, como a venda de itens para a casa e cozinha. Ou vender produtos diversos, de brinquedos até produtos de maquiagem e acessórios.
Você escolhe.
Mas, essa escolha precisa ser feita com base em um planejamento e pesquisa prévia, considerando as preferencias, gostos e necessidades do seu público alvo.
Além da demanda de mercado.
Ou seja, de repente na sua cidade já tem muitas lojas que vendem de tudo um pouco, mas poucas voltadas para itens de casa e cozinha, e assim por diante.
E há uma necessidade por esses produtos que não está sendo totalmente satisfeita pelo mercado.
Qual o investimento inicial para abrir meu negócio de variedades?
O investimento iniciar para montar uma loja de variedades em ganhar dinheiro, gira em torno de R$ 20 a R$ 60 mil reais. Isso porque, esse valor pode variar conforme:
- Seu mix de produtos;
- A infraestrutura necessária;
- A localização escolhida;
- Necessidade ou não de reformas;
- Montante do capital de giro;
- Quadro de funcionários.
Em outras palavras, você pode começar com um valor menor, e montar uma loja de menor porte.
Afinal, a infraestrutura necessária é simples, e requer principalmente prateleiras, expositores, balcão e caixa, além de uma área de escritório, estoque e banheiro.
Como montar uma loja de variedade: Legalize sua empresa
Para legalizar a sua loja você precisa providenciar alguns documentos e alvarás, como a autorização da prefeitura, do corpo de bombeiros e da junta comercial local.
Mas, também vai precisar registrar a sua empresa na:
- Previdência Social;
- Secretaria da Fazenda estadual;
- Receita Federal;
- Caixa Econômica Federal (INSS e FGTS).
Além disso, você precisa providenciar o contrato social da empresa. Portanto, se informe e planeje com antecedência. E caso tenha dúvidas busque orientação com um bom contador.
Concluindo
A boa notícia é que você legalizar sua loja como um microempreendedor individual e ter acesso as vantagens de ser MEI.
Mas, não se preocupe, se o seu negócio crescer com o tempo você pode facilmente migrar para a categoria de microempresa.
Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!