Pensando em como montar uma loja de vinhos e entrar para o ramo de comércio de bebidas?
Vender vinhos pode ser um negócio bem lucrativo. Afinal, essa é uma das bebidas mais apreciadas em todas as regiões do nosso país.
Portanto, ao montar um negócio de venda de vinhos você vai estar trabalhando com um produto de ótima procura e boa saída.
No entanto, para saber como montar uma loja de vinhos bem sucedida é preciso tomar alguns cuidados desde o processo de planejamento do negócio.
É sobre isso que eu vou falar com você hoje, então continue lendo e acompanhe 4 dicas certeiras que eu preparei para você.
1. Como montar uma loja de vinhos: espaço e infraestrutura necessária
Para montar uma boa loja de vinho você precisa de espaço de aproximadamente 40 m² a 80 m². Pois, dessa forma você pode acomodar bem suas mercadorias e permitir a circulação de clientes.
Já a infraestrutura não é complexa, mas precisa ser bem planejada. Você vai precisar de:
- Prateleiras e expositores para as bebidas;
- Balcão e caixa;
- Uma área de escritório;
- Banheiro.
Você também pode ter uma copa na sua loja, para que você e seus funcionários (caso haja) possam ter mais comodidade.
Além disso, invista em uma boa decoração para a sua loja de vinhos. Torne o ambiente acolhedor e atrativo para os seus consumidores.
Você também pode vender produtos adicionais, que combinam bem com vinhos, como queijos, salame e chocolates. Pois, isso aumenta a suas chances de fazer mais vendas, inclusive com kits de presentes para datas como o Dia dos Namorados.
2. Escolha bons vinhos e foque nos fornecedores
Para que sua loja e vinhos seja bem sucedida você precisa vender bebidas de boa qualidade, e para isso é necessário encontrar bons fornecedores.
Investir em um mix variado de vinhos pode fazer a diferença, com vinhos nacionais, internacionais e artesanais.
É importante também ter produtos de preços variados, pois nem todo mundo vai estar disposto a levar um vinho muito caro, por mais raro e bom que seja.
3. Como montar uma loja de vinhos: varie seu mix de produtos
Não é recomendado que você venda apenas vinhos na sua loja de vinhos, pois assim você perde a oportunidade de aumentar as suas vendas.
Como mencionei acima, doces, queijos e salames são boas escolhas de produtos adicionais. Mas, você também pode vender acessórios como taxas e até mesmo lembrancinhas.
Então, estude seu público alvo e entenda quais itens os consumidores costumam comprar para saborear junto a um bom vinho. E quais itens pode ser uma boa ideia para oferecer à um público que aprecia vinhos.
Dica: você pode conversar com seus clientes e até fazer pesquisas online, criando uma página pata sua loja nas redes sociais, como forme de conhecer melhor seus gostos e preferências.
4. Formalize sua loja
Para formalizar sua loja de vinhos você precisa reunir alguns documentos e realizar alguns processos burocráticos. Mas, de uma forma geral, legalizar esse negócio é similar a formalizar qualquer outra empresa.
Entre as coisas que você precisará fazer, estão:
- Obter seu CNPJ;
- Registar sua empresa na Previdência Social e Secretaria da Fazenda;
- Elaborar o contrato social de firma;
- Obter o alvará da prefeitura e junta comercial local.
Além disso, podem ser necessários outros documentos. Portanto, no caso de dúvida, é recomendado procurar uma boa empresa de contabilidade.
Mas, você pode legalizar seu negócio como um microempreendedor individual na categoria comerciante de bebidas independente 4723-7/00.
Dicas finais sobre como montar uma loja de vinhos
O valor do investimento inicial para montar uma loja de vinhos pode facilmente passar dos R$ 100 mil reais, já que você precisa investir em um bom estoque inicial.
Além disso, há gastos com capital de giro, legalização da empresa, infraestrutura, ponto comercial e aluguel, entre outras despesas. Portanto, faça um bom planejamento financeiro.
Agora você já sabe como montar uma loja de vinhos. Que tal deixar seu comentário?