Você já ouviu falar em dropshipping?
O dropshipping é uma das formas de negócio online que mais crescem atualmente. Afinal, a compra e venda de produtos online é uma forma simples e eficaz de ter o próprio e-commerce.
É justamente isso que uma loja de dropshipping é. Uma loja virtual onde você não precisa produzir nada, apenas trabalhar com a revenda de itens do nicho escolhido.
Funciona assim: você compra produtos baratos, sites como o Ebay ou sites de produtos chineses, como o Wish. Então, você revende os produtos adquiridos com um preço um pouco maior na sua loja online.
Os dois sites citados acima são apenas 2 exemplos, pois você pode comprar seus produtos para revenda em qualquer local que o preço, e a qualidade do item, valer a pena.
E no post de hoje eu vou explicar para você como montar uma loja de dropshipping em 4 passos simples, ou seja, sem complicações.
Vamos lá?
Primeiro passo: escolha seu nicho de atuação
O primeiro ponto é definir quais produtos você vai revender.
É importante que o nicho escolhido tenha itens que possam ser revendidos por um preço maior, sem que com isso deixem de ser atrativos ao consumidor.
Algumas boas opções incluem:
- Eletrônicos;
- Roupas e calçados;
- Bijuterias e acessórios;
- Brinquedos.
Você pode optar por uma loja de variedades dropshipping. Mas, em geral, uma loja de segmento mais especifico é mais simples de ser administrada.
Cuidado com a logística de entrega
O ideal é não trabalhar com estoques muito grandes. Contudo, você precisa considerar o tempo de entrega dos produtos de revenda. Principalmente, se você optar por comprar em sites estrangeiros.
Portanto, o mais indicado é fazer um investimento inicial comprando alguns produtos para ter em seu estoque antes de colocar seu e-commerce online.
E quanto eu devo investir na minha loja de dropshipping?
Isso vai depender muito do nicho de atuação escolhido, e do local em que você escolha fazer as compras.
Mas, de uma forma geral, você pode fazer um bom estoque investindo entre R$ 500 à R$ 1.000,00 inicialmente.
Segundo passo: Monte sua loja virtual
Depois disso, você já pode começar a montar sua loja dropshipping online.
Considere também deixar uma parte do seu orçamento para registrar um domínio, caso opte por um site próprio. Ou para pagar as mensalidades de uma plataforma de e-commerce.
Essa última opção costuma ser mais prática, pois toda a estrutura de vendas já vem pronta para você operar, incluindo o sistema de pagamentos.
Uma das melhores plataformas de e-commerce é a Nuvemshop, com boas opções de customização e ótimas ferramentas para a sua loja.
Terceiro Passo: invista em marketing e divulgação
Como em qualquer negócio você precisa investir em ideias para divulgar a sua marca, especialmente através das redes sociais, que podem ser seu principal canal de divulgação.
Mas, você também pode e deve investir em um blog conjunto à sua loja dropshipping, como forma de atrair leitores e aumentar seu tráfego orgânico.
E não se esqueça da parte legal
Apesar do seu negócio ser online, e feito a partir da sua casa, é importante pensar em legalizar sua loja de dropshipping.
A boa notícia é que você pode fazer isso se tornando um microempreendedor individual, e então aproveitar vantagens como:
- Tributação e impostos unificados;
- Burocracia simplificada;
- Possibilidade de conseguir crédito como microempreendedor.
Além disso, você terá maior segurança em operar sua loja de dropshipping com tudo legalizado.
Passo quatro: não esqueça a concorrência e o público alvo
Além de tudo isso, é preciso conhecer e analisar a concorrência, assim como o seu público alvo.
Pois, dessa forma você pode tanto montar estratégias para se destacar, também pode direcionar seus anúncios e estratégias de marketing de forma mais eficaz.
Para isso, faça uma pesquisa sobre as lojas do nicho escolhido, e use as estatísticas das próprias redes sociais ao seu favor para analisar o perfil dos seus compradores e seguidores.
Dicas finais sobre como montar uma loja de dropshipping.
Apesar de ser uma loja de dropshipping, é importante que você escolha bons fornecedores e priorize produtos de qualidade.
Além disso, calcule os preços de forma adequada, levando em consideração o custo, o frete e o valor dos itens para o cliente.
Mas, não se esqueça: os preços também precisam ser atrativos para o consumidor final.
Você está planejando montar uma loja de dropshipping? Aproveite e deixe seu comentário!