Como montar uma mecânica automotiva?

Como montar uma mecânica automotiva?

Você já pensou em ser mecânico, mas não sabe como funciona uma mecânica automotiva?

Os automóveis facilitam a vida das pessoas em seu dia a dia, mas eventualmente sempre precisam de manutenção, trocas de peças e reparos.

Nesses momentos, os motoristas e proprietários de veículos recorrem a sua oficina mecânica preferida para deixar seus veículos em dia.

Portanto, prestar serviços na área de mecânica automotiva, com sua própria oficina é uma excelente oportunidade de empreender, ser seu próprio chefe e conquistar sua liberdade financeira.

No artigo de hoje eu vou apresentar para você como montar uma mecânica automotiva, destacando o que não pode faltar para o seu empreendimento ter sucesso ter sucesso.

Acompanhe:

Como montar uma mecânica automotiva: invista na sua formação

Para ser mecânico de automóveis você precisa fazer um curso de mecânico automotivo. Assim, você estará capacitado a atuar na área.

Mas, não se preocupe: você pode fazer isso de forma gratuita. Por exemplo, através dos cursos do SENAI.

Depois disso, é importante adquirir um pouco de experiência como mecânico.  A boa notícia é que você pode fazer isso enquanto planeja sua própria mecânica automotiva. 

Análise o mercado e defina seus rumos

Antes de montar sua mecânica automotiva você precisa fazer uma análise do mercado local para verificar a viabilidade do negócio. É importante se ater:

  1. À demanda por uma nova mecânica automotiva na sua cidade;
  2. Definição dos seus principais concorrentes;
  3. Perfil do seu público-alvo;
  4. A localização da sua mecânica automotiva.

Com esses dados em mãos, você pode então definir os rumos necessários para que o seu empreendimento tome forma, através do passo a seguir.

Como montar uma mecânica automotiva: defina a infraestrutura adequada

Tenha em mente que você precisa encontrar uma instalação com o espaço adequado a manutenção de automóveis. Pois, você vai trabalhar com a manutenção de veículos, e é interessante que você possa atender mais de um cliente por vez.

Afinal, muitas pessoas vão precisar deixar o carro na sua mecânica por algumas horas, alguns por mais de um dia, dependendo do que será feito.

E você também precisa ter espaço para os seus equipamentos. Alguns dos itens que você vai precisar incluem:

  • Itens de proteção individual (segurança no trabalho);
  • Duplicador de vagas;
  • Elevadores de veículos;
  • Máquina repuxadora;
  • Scanners;
  • Chaves, manivelas e outras ferramentas mecânicas.

Além disso, é importante que você planeje uma fachada de destaque para sua oficina e uma boa entrada, facilitando o acesso dos clientes.

Invista em um bom plano de marketing

Investir em ideias para divulgar a sua marca é fundamental.

Portanto, o mais recomendado é que você formule um plano de negócios com os detalhes mais importantes do seu empreendimento, incluindo um bom plano de marketing.

Outro ponto importante é o orçamento.

Pois, apesar de variar conforme a sua infraestrutura, localização e outros custos, incluindo o marketing, o investimento inicial para montar uma mecânica não é pequeno.

Os custos para um espaço de 150 m² ficam em torno dos R$ 200 mil. Incluindo despesas com o espaço, equipamentos, licenças, taxas, quadro de funcionários e capital de giro.

Registre sua empresa

Além disso, é importante que você incluía o planejamento legal da sua empresa em seu plano de negócio. Pois, entre outras coisas, para abrir sua mecânica automotiva é necessário:

  1. Licença do corpo de bombeiros municipal e estadual;
  2. Alvará da vigilância sanitária também municipal e estadual;
  3. Licença ambiental em órgão competente.

Essa última é necessária devido principalmente a emissão de poluentes atmosféricos e do uso de tintas específicas para veículos.

Fora isso, ainda é necessário registrar a sua empresa na prefeitura e na junta comercial local, na Secretaria da Receita Federal, Previdência Social e outras instâncias trabalhistas.

Portanto, o ideal é contratar um bom contador para deixar toda a sua documentação e registros em dia.

Dicas finais

Não se esqueça também de definir com antecedência os serviços que você irá prestar, e fazer uma boa divulgação deste junto a sua marca.

Alguns exemplos são: mecânica geral, balanceamento e sistemas de injeção. Isso vai depender dos seus conhecimentos e dos rumos que deseja dar à sua mecânica automotiva.

Está pensando em montar uma mecânica automotiva? Aproveite e deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *