Pensando em como montar uma oficina de motos e trabalhar com o que você ama?
Não dá para negar que as motocicletas são um paizão nacional. Mas, mais do que isso: elas também são uma necessidade de locomoção, e o veiculo de trabalho de muitas pessoas.
E, todo mundo que tem uma moto, precisa cuidar dela e manter a manutenção do veículo em dia. Portanto, essas pessoas vão precisar dos serviços de uma oficina de moto que pode ser a sua.
É sobre isso que eu quero falar com você hoje, pois vou explicar como montar uma oficina de motos sem complicação.
Acompanhe.
Como montar uma oficina de motos: busque qualificação profissional
Mesmo que você tenha uma moto desde os seus 18 anos de idade e tenha aprendido desde pequeno alguma coisa sobre mecânica, é importante se qualificar.
Portanto, o primeiro passo é procurar um bom curso, como os SEBRAE cursos estudar e se profissionalizar.
Lembre-se que para se destacar dos seus concorrentes você precisa oferecer os melhores serviços, e isso só é possível com uma boa qualificação profissional.
Cursos online e gratuitos são uma boa opção
Você pode estar pensando “mas, eu não tenho tempo nem dinheiro para fazer um curso agora”. Se esse é o caso, saiba que existem boas opções de cursos online.
Para saber mais, aproveite para ler esse outro artigo: Cursos online gratuitos: 5 dicas para você.
Faça um plano de negócios para a sua empresa
Além de buscar capacitação profissional, você também precisa investir no planejamento do seu negócio. Portanto, elabore um bom plano de negócios para a sua oficina de motos.
Para isso, comece fazendo uma pesquisa de mercado prévia, afinal você vai precisar de dados e informações para detalhar o planejamento da sua oficina. Isso inclui:
- Dados sobre a sua concorrência;
- Detalhes sobre seu público alvo;
- Infraestrutura necessária;
- Uma boa localização para a sua oficina;
- Detalhes sobre a legalização da empresa.
E, ao elaborar o seu plano de negócios, não se esqueça de incluir um bom plano de marketing e seu planejamento financeiro.
Como montar uma oficina de motos: equipamentos e infraestrutura
Toda oficina de motos precisa estar bem equipada para funcionar. Portanto, faça também uma pesquisa prévia dos equipamentos necessários e dos fornecedores que podem lhe oferecer esses equipamentos.
Seguem alguns itens indispensáveis para uma boa oficina:
- Caneta de Polaridade;
- Máquina de testes;
- Multímetro;
- Manômetro;
- Ex-fuel;
- Máquina de limpeza de injetores de motos;
- Rastreador para Injeção Eletrônica;
- Alinhador de Chassi;
- Desmontadora de pneus;
- Troca de óleo a vácuo;
- Analisadores em geral (mistura, performance e diagnóstico);
- Scan Code EFI;
- Analisador Digital de CO;
- Elevador hidráulico;
- Elevador pneumático;
- Conjunto de ferramentas.
Além disso, escolha também uma localização adequada. O ponto ideal é um lugar com boa circulação de pessoas, em ruas e avenidas movimentadas.
A metragem do espaço também precisa ser suficiente para comportar todos os seus equipamentos, além dos veículos dos clientes.
E considere ainda que você vai precisar de uma área para seu escritório e banheiros.
Valor do investimento inicial
Montar uma boa oficina requer muitos equipamentos, e uma boa localização, como acabamos de ver. E, tudo isso tem um custo
Além disso, você também precisa de um capital de giro, cobrir despesas com a legalização da sua empresa. E quem sabe até mesmo fazer reformas e manutenção no local da sua oficina.
Considerando tudo isso, para quem quer saber como montar uma oficina de motos, saiba que o valor médio para começar o negócio fica em torno de R$ 80 mil reais.
Dicas finais
A boa notícia é que os mecânicos tem direito a formalizarem seus empreendimentos como microempreendedor individual. Portanto, essa pode ser a melhor escolha para legalizar sua empresa.
Para isso, você não pode ter mais do que um funcionário ganhando o piso da sua categoria, e o seu faturamento anual não pode ultrapassar os R$ 81 mil reais.