Como montar uma pastelaria gastando pouco?

Como montar uma pastelaria gastando pouco?

Quer saber como montar uma pastelaria de sucesso, mas não tem um grande orçamento?

O pastel é um dos pratos mais populares do Brasil. Versátil, ele pode ser feito das mais variadas formas, assado ou frito, e com diferentes recheios.

Eles podem ser salgados, vegetarianos, veganos e até doces. Portanto, há pasteis para todos os gostos e tipos de dietas.

Além disso, os empreendimentos do ramo alimentar estão entre os mais populares e lucrativos do comércio. São boas opções tanto para cidades maiores, quanto para aquelas pequenas cidades do interior.

Nem mesmo a crise causada pela pandemia de Covid 19 foi capaz de diminuir o lucro do setor. Segundo a Revista Capital Econômico, o delivery de pastel aumentou suas vendas em mais de 100% no ano de 2020.

Portanto, para quem quer empreender nesse ano de 2021, essa é uma boa escolha. E no artigo de hoje, eu vou explicar para você como montar uma pastelaria de forma simples, sem gastar muito.

Acompanhe.

Como montar uma pastelaria: o planejamento é o primeiro passo

Especialmente para aquele empreendedor que tem um orçamento mais apertado, o planejamento do negócio é o passo mais importante.

Portanto, para montar sua pastelaria comece estudando o mercado local e planejando os detalhes do seu futuro empreendimento.

Não esqueça que os recursos que você possui precisam ser utilizados da melhor forma possível.

Para não perder nenhum detalhe, comece formulando um bom plano de negócio colocando todas as suas ideias no papel.

Uma coisa importante que você precisa saber é: depois que você se tornar um microempreendedor Individual é mais fácil conseguir linhas de crédito para investir no seu negócio.

No futuro, você pode expandir sua pastelaria, transformando-a em uma micro empresa ou outro modelo empresarial.

E quais aspectos eu não posso esquecer para planejar meu negócio?

É importante pensar na localização da sua empresa. Você precisa ter um bom ponto, com uma boa circulação de pessoas.

Portanto, faça um estudo da viabilidade do seu negócio considerando:

  1. Os estabelecimentos correntes;
  2. A localização de shoppings, academias e escolas;
  3. Os gostos, preferências e comportamento do público-alvo.
  4. Movimentação de pessoas.

Com isso, você vai poder determinar o melhor local para a sua pastelaria, o seu cardápio e as estratégias para se destacar perante a concorrência.

Poderá ainda calcular os custos do investimento inicial considerando as instalações necessárias, além do valor com o ponto comercial.

Você não precisa de um espaço muito grande para começar

Para montar uma pastelaria é necessário cumprir algumas regras, especialmente os cuidados com higiene, ventilação e segurança. Pois, você precisa trabalhar dentro das normas da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros.

Contudo, isso não significa que você precisa de um espaço muito grande para começar.

Seu comércio pode ser pequeno, mas com um pouco de planejamento e uma decoração criativa, pode ser um ambiente acolhedor e que chama a atenção do público.

Mas, o que não pode faltar na minha pastelaria?

Mesmo em um espaço pequeno, contudo, você vai precisar de alguns elementos para que sua pastelaria possa funcionar. São eles:

  • Uma cozinha;
  • Balcão de estufa;
  • Caixa com máquina registradora;
  • Uma despensa;
  • Área para os clientes (se possível).

É importante destacar que sua cozinha não precisa ser muito grande. Um fogão com uma fritadeira, um espaço para preparos, uma geladeira e um freezer são suficientes.

Não se esqueça também de um local seguro para o botijão de gás e dos utensílios de cozinha, copos e talheres para os clientes, além de bisnagas para os molhos.

Divulgue sua marca e invista um atendimento de qualidade

Por fim, é fundamental para o crescimento do seu negócio formular ideias para divulgar a sua marca. E priorizar o atendimento de qualidade para fidelizar seus clientes.

Estar presente nas redes sociais e manter um bom relacionamento com público também é fundamental.

Dicas finais

Lembre-se: você pode contar com ajuda especializada se não souber fazer alguma coisa, através de serviços de consultoria. Por exemplo, através do SEBRAE.

Quer mais ideias de negócios alimentares simples e lucrativos? Então confira esse nosso outro artigo: como montar uma fábrica de salgados. E aproveite para deixar seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *