Com certeza você já ouviu a famosa expressão “espirito empreendedor”, não é verdade?
Esse é o espírito que permeia a mente e, porque não, o coração, de quem está disposto a ariscar para abrir o próprio negócio.
Falar de espírito empreendedor, é falar de criatividade, mas também de foco e objetividade, além de muita disposição para dar a cara a tapa e enfrentar desafios.
O Brasil é conhecido como um país de empreendedores. Mas, com a recente pandemia do Covid 19 muitos empresários, comerciantes, microempresários e autônomos, viram seus empreendimentos entrar em crise.
Para além das taxas crescentes de desemprego, muitas empresas fecharam. E isso, obviamente, afetou a moral e o ânimo de quem ainda sonha em abrir o próprio negócio.
Então, será que é possível falar em espírito empreendedor ainda?
O empreendedorismo no Brasil em meio a Pandemia de Covid 19
Estamos entrando em 2021, e pela primeira vez em muito tempo a festa mais famosa do Brasil, o Carnaval, não foi realizada na maior parte do Brasil.
Talvez, você não goste de Carnaval, afinal, nem todo mundo gosta desse tipo de diversão. Mas, pense comigo: quantos pequenos comerciantes e pequenas empresas que deixaram de fazer um bom dinheiro com os desfiles, bailes e trios elétricos Brasil afora?
E a causa? Uma pandemia mundial de Covid 19 que é difícil de ser contida.
A verdade indiferente de gostar ou não do carnaval, para quem tem um negócio esse tipo de informação importa.
E esse é apenas um exemplo de como a realidade do empreendedorismo no Brasil tem mudado graças aos acontecimentos causados pela pandemia de Covid 19.
Existe espírito empreendedor em à uma crise como está?
Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), informam que 89% dos pequenos negócios brasileiros já tiverem queda em seu faturamento.
E isso nos diz que o cenário econômico mudou devido à crise causa pelo Covid 19.
Além disso, dos 9.105 empreenderes que participaram desse estudo, aproximadamente 36% afirmaram que foi preciso fechar a empresa por um mês ou mais durante o ano de 2020.
Afinal, essa pandemia teve impactos:
- De saúde;
- Sanitários;
- Sociais;
- Educacionais;
- Na economia.
Diante desse cenário de incertezas, muitos empreendedores ficam na dúvida: abrir ou não abrir um novo negócio agora?
Espirito empreendedor e os novos negócios surgidos durante a pandemia
Porem, eu tenho uma boa notícia para lhe dar: sim, muitos negócios e serviços foram fechados, mas você sabia que diversos novos negócios também surgiram durante a pandemia?
Pois, em meio a esse cenário novas oportunidades também surgiram para diversos empreendedores, como, por exemplo:
- Negócios verdes: voltados para plantas, vida saudável e sustentabilidade:
- Empreendimentos voltados para a tecnologia: devido ao crescimento do trabalho home office, serviços especializados, como plataformas e consultoria online, têm crescido;
- Negócios do ramo culinário: pequenos empreendimentos voltados a gastronomia têm tido sucesso mesmo em meio a pandemia;
- Trabalho home office: não poderia deixar de mencionar, pois é um dos setores que mais cresceu. Muitas pessoas passaram a trabalhar online, muitas como autônomas, através de trabalho freelancer.
Você pode ler mais em 13 negócios que surgiram durante a crise de Covid-19, uma matéria da Revista Forbes.
Portanto, a crise que estamos vivenciando não significa que o espirito empreendedor esteja perdido. Pois, mesmo em meio à uma crise como essa é possível se reinventar.
O que fazer para empreender em a crise atual?
Sim, empreender exige investimentos, e dependendo do tipo de negócio que você quer abrir, esse investimento pode ser maior ou menor.
Portanto, o principal é saber aproveitar as oportunidades que estão surgindo em meio a crise.
Em vez de nadar contra a corrente, tente ir junto com ela e invista seu tempo, e dinheiro, em um empreendimento que tenha mais chances de se sustentar o momento atual.
Uma boa dica são os serviços essenciais, como alimentação. Afinal, a comida sempre será uma necessidade, não importa o que aconteça.
E outro bom lugar, onde novas oportunidades surgem a cada dia, é a internet. Portanto, talvez seja uma boa ideia aprender a usar o trabalho online como uma estratégia ao seu favor.
Conclusão
Tenha sempre em mente que para empreender, além de uma boa ideia, tempo e algum dinheiro para investir, é necessário ser inteligente.
Em outras palavras, para quem quer abrir seu negócio e manter vivo o espirito empreendedor mesmo nesse momento difícil que estamos passando uma coisa é indispensável: pesquisar bem antes de começar!
Como anda o seu negócio em meio a crise do Covid 19? Divida a sua experiência conosco deixando um comentário.