Existem diferentes negócios para abrir em cidade pequena que podem ser a sua chance de ter um empreendimento próprio de sucesso.
E esses mesmos empreendimentos também podem ser uma boa ideia para quem mora em uma cidade maior, mas quer abrir um negócio local em seu bairro.
Portanto, se você não quer sair da sua cidade para empreender, mesmo que ela seja uma cidade uma pequena e típica cidade interiorana, veio ao lugar certo.
No artigo de hoje eu reuni uma seleção dos melhores negócios para abrir em cidade pequena. E o melhor: vários deles são fáceis de implementar e começar mesmo com pouco dinheiro.
Acompanhe.
1. Empreendimentos do ramo da alimentação
A alimentação é uma necessidade básica em qualquer lugar, mesmo nos mais afastados.
E ter um empreendimento do tipo mercado ou lanchonete por perto é uma comodidade que a maioria das pessoas prefere.
São exemplos de boas opções de comércio de alimentação:
- Supermercados, mercados e mercadinhos;
- Lanchonetes, padarias e restaurantes populares;
- Pizzarias, creperias e pastelarias.
Antes de começar seu empreendimento do ramo alimentar, faça uma análise previa dos estabelecimentos do ramo na sua cidade.
Considere a média de preços, os gostos e preferências do público, e quais diferenciais você pode apresentar para se destacar da concorrência.
Quais requisitos eu preciso cumprir para abrir um comércio de alimentos?
Além de regularizar seu empreendimento, o que pode ser feito como microempreendedor Individual, dependendo do porte do estabelecimento, você precisa cumprir as normas da vigilância sanitária.
E se ater as exigências de segurança do corpo de bombeiros. Mas, também vai ser necessário o alvará da prefeitura municipal e da junta comercial local.
2. Uma escolinha infantil ou creche
Estabelecimentos de educação infantil são outra necessidade em qualquer lugar.
E eles podem ser rentáveis, pois muitos pais procuram creches próximas a suas casas para deixar seus filhos pequenos enquanto trabalham.
Além de gostar de crianças, você precisa:
- Dispor de um espaço adequado para uma creche;
- Atender as exigências da Portaria nº 262/2011 de 31 de Agosto de 2011.
- Obter a autorização da prefeitura e secretaria da educação locais;
- Providenciar outros documentos e registros legais.
A demanda por novas creches é elevada, uma vez que os estabelecimentos públicos não suficientes para suprir as necessidades reais da população. Portanto, pode ser uma excelente oportunidade de empreender.
3. Serviços de salão de beleza e manicure
Os cuidados estéticos com a aparência são outra boa ideia de negócios para abrir em cidade pequena.
A demanda por serviços estéticos é elevada, e se a concorrência na sua região não for muito elevada, o seu salão pode não demorar a dar bons lucros.
O que eu preciso fazer antes de abrir um salão de beleza?
É importante que você tenha um curso técnico profissionalizante na área e alguma experiência antes de abrir seu próprio salão.
O mesmo vale para prestar serviços de manicure.
Você também vai precisar regularizar sua empresa, o que pode ser feito como MEI, e investir em ideias para divulgar a sua marca. Afinal, você precisa atrair e fidelizar a clientela.
4. Serviços de costura e reparo de roupas
Se você sabe costurar, pode abrir de roupas feitas sob medidas e de reparos.
O melhor é que esse é um daqueles negócios que você pode começar até na garagem da sua casa e não é difícil conseguir clientela.
Não se esqueça de investir em uma boa divulgação dos seus serviços e fazer uma precificação adequada. Isso, juntamente à um atendimento de qualidade, vai assegurar o retorno dos seus clientes a sua loja.
Concluindo
Ao pensar nos melhores negócios para abrir em cidade pequena, além das sugestões que foram dadas, a dica é sempre ficar de olho no mercado.
Ou seja, se você identifica uma necessidade de consumo local que não está sendo suprida, saiba que a pessoa a ofertar esse produto ou serviço pode ser você!
Gostou das dicas? Deixe a sua opinião nos comentários!