Quer saber quanto custa abrir um restaurante pequeno para montar um negócio nessa área?
Ter um restaurante é uma excelente ideia de negócio. Afinal, os estabelecimentos do ramo alimentar são populares, e a alimentação é uma necessidade básica.
Portanto, é um setor com público alvo certo, e fácil de fidelizar. Principalmente se você tiver bom tempero, bons preços e abrir seu restaurante em um lugar estratégico.
Mas, quanto custa para abrir um estabelecimento assim?
A verdade é que os custos para abrir um restaurante pequeno variam conforme aspectos da estrutura que você deseje montar.
É sobre isso que eu vou falar com você agora.
Acompanhe.
Por onde começar para montar um restaurante pequeno?
Antes de tudo você precisa decidir o seu menu e a sua localização.
Se você quer cortar custos pode optar por abrir um restaurante popular, que sirva comida caseira e pratos simples do dia a dia. Pois, os ingredientes desses pratos são mais baratos e o modo de preparo também é mais simples.
Além disso, a comida caseira atinge um público vasto, desde estudantes até trabalhadores que trabalham nas redondezas e precisam almoçar.
E qual a melhor localização?
O ideal é que o seu restaurante esteja localizado na área comercial central da sua cidade ou em suas proximidades. Pois, dessa forma:
- Você fica localizado em um local de bom trânsito de pessoas;
- Tem maior visibilidade;
- Chama mais atenção do público;
- É facilmente localizado pelos seus clientes em potencial.
Mas, pode ser um pouco difícil de cortar custos aqui. Afinal, adquirir um ponto comercial no centro da cidade e manter o alguém pode sair um pouco salgado.
Custos de um restaurante pequeno: a infraestrutura necessária
Para abrir um restaurante, mesmo que pequeno, você precisa de alguns itens indispensáveis;
- Uma cozinha equipada com fogão, forno, geladeira e outros utensílios;
- Uma área de salão com mesas e cadeiras para atender os clientes;
- Balcão e caixa para receber pagamentos e atendimento;
- Uma área de escritório;
- Depósito e dispensa de alimentos adequadas.
Para cortar custos aqui você pode optar por um local menor para começar. E, então, quando o seu negócio crescer, você pode mudar-se para um local maior.
Escolha bons fornecedores e armazene bem os alimentos
Uma das principais despesas do seu restaurante vão ser os ingredientes que você vai server.
Portanto, escolher bons fornecedores e armazenar bem os alimentos pode livrar você de prejuízos e custos desnecessários.
Afinal, alimentos maus armazenados estragam mais rápido e podem acabar indo parar no lixo. E escolher bons fornecedores evita que você receba ingredientes ruins, de má procedência ou com a validade vencida.
Então, dedique algum tempo a planejar sua logística de armazenamento e entrega, e de preferência a receber produtos frescos no dia em que serão utilizados.
Legalize sua empresa como MEI
E para legalizar a sua empresa, você pode se tornar um microempreendedor individual e aproveitar as vantagens de ser MEI.
Com isso você facilita a sua vida tributária e simplifica a burocracia necessária para abrir seu restaurante pequeno.
Mas, quanto custa abrir um restaurante pequeno?
Os custos para abrir um empreendimento variam conforma alguns fatores, incluindo:
- Região escolhida;
- Localização;
- Capital de giro;
- Infraestrutura;
- Plano de marketing;
- Quadro de funcionários.
Mas, se você optar por abrir um restaurante pequeno simples, e com cardápio popular, o custo médio para abrir o seu negócio vai ficar entre R$ 20 à R$ 30 mil reais. Considerando já seu capital de giro e a legalização da empresa.
Dicas finais
Abrir um restaurante pequeno requer um bom planejamento financeiro. Afinal, você precisa decidir com cuidado onde irá gastar seu orçamento.
Lembre-se também que, mesmo querendo cortar custos, pode valer a pena contratar um bom cozinheiro se você não for ocupar essa função. Afinal, a qualidade e o sabor dos seus pratos vão fazer a diferença.
E, se precisar de inspiração para escolher o nome do seu negócio, aproveite e confira também 705 nomes para restaurantes.