5 Dicas para montar uma clínica veterinária de sucesso

5 Dicas para montar uma clínica veterinária de sucesso

Montar uma clínica veterinária de sucesso é o sonho de muitos profissionais da área, mas ao mesmo tempo também é um empreendimento desafiador.

São muitas decisões a serem tomadas. O empreendedor precisa estar preparado para fazer escolhas que transcendem o âmbito veterinário, e entram no âmbito administrativo e do marketing.

Contudo, isso não é motivo para nenhum empreendedor desanimar. Pois, com um bom planejamento e força de vontade, é possível montar uma clínica veterinária de sucesso.

Para ajudar você, que quer abrir sua própria clínica veterinária, eu preparei 5 dicas especiais hoje. Para isso, fiz uma seleção dos principais aspectos que não podem ser esquecidos por você de forma alguma.

Acompanhe.

1. Comece pelo planejamento: estude a viabilidade do mercado

O primeiro passo é estudar o mercado local e determinar qual a demanda do empreendimento.

Para isso, é necessário analisar algumas questões preliminares;

  1. Seus principais concorrentes;
  2. O perfil do seu público alvo;
  3. A localização da sua clínica;
  4. Os serviços veterinários mais requisitados.

Com essas informações em suas mãos, você pode planejar como montar uma clínica veterinária de forma mais assertiva, considerando a realidade do contexto onde você irá atuar.

2. Defina a infraestrutura necessária

É importante colocar no papel tudo o que será necessário para a sua clínica veterinária funcionar no dia a dia.

Mas, não se esqueça também dos materiais de escritório, computadores e outros materiais necessários a parte administrativa.

Dica: você montar uma clínica mais pequena no início, caso seu orçamento não seja muito alto, e então ir crescendo aos poucos.

Portanto, planeja como montar sua clinica veterinária dentro de possibilidades reais de investimento. E saiba que como um microempresário, você mais facilidade em conseguir linhas de crédito.

É possível montar uma clinica veterinária como microempreendedor individual?

Para ser um Microempreendedor Individual – MEI o principal requisito é que o faturamento da sua empresa fique abaixo dos R$ 81 mil por ano.

E você não poderá ter mais que um funcionário, recebendo apenas o piso da categoria.

Mas, o principal ponto a se destacar que é a emissão de CNPJ para profissionais veterinários não permitem o cadastro como MEI. Isso porque o processo legal de abertura de clinica veterinária tem um processo legal diferente.

E esse é outro ponto que você precisa prestar atenção, como veremos a seguir.

3. Se informe sobre os procedimentos legais com antecedência

A atividade dos médicos veterinários é regulada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. E por esse motivo, você não pode abrir uma clínica veterinária como MEI, mesmo que se encaixe nos demais requisitos exigidos.

Pois, atividades empresarias regulados por órgão próprio não podem ser exercidas como MEI.

Contudo, você ainda poderá abrir:

  • Uma Empresa Individual – EI;
  • Micro Empresa – ME;
  • Uma sociedade LTDA;
  • Sociedade individual ou EIRELI.

Mas, também serão necessários outros documentos, incluindo registro na Previdência Social, Caixa Econômica Federal (FGTS e INSS), secretaria da fazenda estadual, e outras instâncias legais.

4. Conte com ajuda especializada sempre que necessário

Montar uma clínica veterinária sozinho pode ser um processo complicado. Portanto, sempre que precisar de ajuda, o ideal é buscar com profissionais.

Por exemplo: você pode contratar serviços de consultoria sempre que sentir necessidade de uma orientação especializada.

Além disso, o mais indicado a parte documental e burocrática nas mãos de um bom contador. Pois, ele saberá o que fazer, garantindo que seu empreendimento fique dentro das normas.

5. Busque seu diferencial no mercado

Investir em ideias para divulgar a sua marca que destaquem seus diferenciais é uma necessidade. Portanto, enquanto planeja sua futura clínica veterinária, não se esqueça do marketing.

Os donos de animais de estimação podem até não hesitar em levar seus bichinhos até uma clínica sempre que necessário, mas isso não significa que irão escolher a sua.

Principalmente, se na sua cidade já houverem outros bons empreendimentos do ramo consolidados.

Portanto, ter um plano de marketing, e buscar se destacar perante a concorrência, é uma parte essencial para o sucesso da sua clínica veterinária.

Concluindo

Além de tudo isso, é importante que a sua empresa se prepare para enfrentar as mais diversas situações. De tempos bons até os momentos de crise.

E não se esqueça de construir um bom relacionamento com seus clientes. Você pode, por exemplo, oferecer planos de saúde para PET e outros serviços especializados.

Você já pensou em montar uma clínica veterinária? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *