Como administrar um pequeno negócio?

Como administrar um pequeno negócio?

Quer empreender, mas tem dúvidas sobre como administrar um pequeno negócio?

Cada vez mais brasileiros optam por abrir o próprio negócio e se tornar seu próprio chefe. Afinal, adquirir independência financeira e ganhar a vida fazendo o que gosta vale a pena.

Mas, mesmo um pequeno negócio pode não ser fácil de administrar para quem está começando agora no mercado. 

Portanto, é importante aprender algumas dicas de gestão antes de iniciar o seu empreendimento.

Pensando nisso, no artigo de hoje eu reuni algumas dicas para ajudar você, que é empreendedor ou pretende se tornar um, a como administrar um pequeno negócio.

Acompanhe.

Como administrar um pequeno negócio: faça um planejamento estratégico

Um planejamento estratégico serve para traçar metas e objetivos a pequeno, médio e longo prazo. Portanto, é uma ferramenta de gestão de grande utilidade.

Para isso considere suas oportunidades de negócio e os recursos disponíveis. Então, foque em definir metas e objetivos possíveis de serem alcançados. 

A dica principal é começar com objetivos e metas menores, e então ir aumentando essas metas e objetivos de forma gradual.

E não se esqueça: trabalhe sempre com números realistas.

Estabeleça um bom plano de comunicação

Mesmo que você seja um microempreendedor individual é importante investir em um plano de comunicação, afinal:

  1. Você precisa se comunicar com fornecedores;
  2. Precisa ter uma boa comunicação com seus clientes
  3. Precisa se relacionar com seus clientes em potencial.

O principal objetivo de um plano de comunicações é clarear as coisas. Pois, nem sempre aquilo que você diz é entendido de forma correta por todos.

E, algumas vezes, você pode não estar sendo claro para pessoas estratégicas para seu empreendimento, como fornecedores e clientes.

Portanto, invista em criar métodos certos para que as mensagens cheguem a quem precisam chegar. E se certifique de dizer aquilo que você que realmente quer, mas de uma forma compreensível para quem precisa ouvir.

Por exemplo: você pode colocar um quadro de avisos na sua sala de reuniões, escritório ou cozinha.

Como administrar um pequeno negócio: crie indicadores de desempenho

Você também precisa criar métodos de medir o desempenho do seu negócio. Para isso algumas estratégias simples podem ajudar:

  • Ouça e entenda seus funcionários, clientes e colaboradores;
  • Obtenha métricas de suas vendas, estoque, finanças e demais áreas;
  • Estabeleça passos para alcançar suas metas e objetivos, e monitore-os;
  • Fique de olho nos indicadores das suas redes sociais.

Além disso, acompanhe de perto o mercado, e fique de olho nos seus concorrentes. Pois, isso pode fazer a diferença na hora de formular novas estratégias para o seu negócio.

E por falar em estratégias, não esqueça o marketing!

Qualquer empreendimento, mesmo que seja um pequeno negócio, precisa de boas estratégias de marketing para divulgar sua marca.

Com um plano de marketing bem estruturado você pode captar e fidelizar clientes, e com isso aumentar a lucratividade do seu negócio.

Para isso, invista em:

  • Traçar o perfil do seu público-alvo;
  • Ser ativo nas redes sociais;
  • Criar promoções que atraiam o público;
  • Inovar na criação de produtos e serviços.

Lembre-se que as inovações não precisam ser grandes e muito onerosas. Por exemplo: se você vende lanches, que tal investir em uma nova receita de salgado?

Como administrar um negócio pequeno: fique de olho nas suas finanças

Cuide do seu fluxo de caixa diário, e saiba sempre quanto dinheiro está entrando e quanto dinheiro está saindo. Portanto, fique de olho nas suas receitas e despesas mensais.

Você precisa assegurar que terá dinheiro para as despesas que cobrem o funcionamento mensal do seu negócio, como matérias primas ou ingredientes, pagamentos de funcionários e aluguel.

E assim você também pode indicar se há furos no seu planejamento financeiro, e quem sabe, fazer economia.

Dicas finais

Não se esqueça: se você está começando um pequeno negócio precisa estudar bem o seu ramo, e não se descuidar das mudanças que ocorrem no mercado.

E, para isso, a internet pode ser uma boa aliada. Pois, há muita informação online que pode ajudar você.

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