Quer saber como montar uma empresa de limpeza e se tornar um profissional da faxina?
Há muitas famílias e até empresas que precisam dos serviços de profissionais de limpeza. E a tendência é que setor continue a crescer ainda mais nos próximos anos.
Afinal, com uma rotina corrida e muitos afazeres, diversas pessoas não tem o tempo que gostariam para o serviço doméstico. Já as empresas muitas vezes optam por terceirizar esse serviço.
Portanto, essa pode ser a sua oportunidade de montar o próprio negócio e se tornar um empreendedor bem-sucedido.
Além disso, saber como montar uma empresa de limpeza é uma das formas mais fáceis para começar um negócio. Pois, como vamos ver a seguir, não é preciso muito para abrir um negócio nesse ramo.
Acompanhe.
Como montar uma empresa de limpeza: conheça o mercado
Antes de montar a sua empresa de limpeza é preciso analisar a demanda do mercado para o setor na sua localidade.
Isso significa que você precisa decidir se vai abrir um negócio de limpeza voltado para o setor residencial ou para atender outras empresas.
Para isso você precisa fazer uma pesquisa de mercado prévia. E ela também será útil para identificar outros fatores importantes para seu empreendimento. Por exemplo:
- O perfil, gostos e preferências do seu público;
- Quem são seus concorrentes e seus diferenciais;
- A média de lucro do negócio;
- Infraestrutura e logística de trabalho.
Com essas informações em mãos você pode analisar melhor a viabilidade no negócio. Então estará pronto para dar o próximo passo.
Como montar uma empresa de limpeza: organize o seu negócio
Elabore um bom plano de negócios para organizar o seu empreendimento. Para isso você pode aproveitar os dados da pesquisa que você já elaborou.
E as informações que faltaram você pesquisa e define conforme planeja tudo. Mas, eu posso adiantar algumas informações que não podem faltar no seu plano de negócio:
- Planejamento financeiro e orçamentário;
- Plano de marketing;
- Recursos humanos e materiais necessários;
- Dados sobre os seus concorrentes;
- Legalização da empresa.
Em outras palavras, um plano de negócios tem como propósito responder de forma satisfatória as principais perguntas referentes a abertura da sua empresa.
Planeje os custos do serviço
É importante que você defina quais valores na cobrar pelo seu serviço. Você pode, por exemplo, cobrar por hora ou por dia de trabalho, conforme ficar melhor para você.
Além disso, é importante planejar os gastos operacionais. Ou seja, os materiais de limpeza, e até o valor em combustível ou passagem para você se deslocar ao local do serviço.
Se você optar por prestar serviço em residências pode usar produtos de limpeza do cliente. Mas, o ideal é que você esteja sempre preparado com seus próprios produtos se for necessário.
Não se esqueça também de providenciar luvas, avental, esfregão, vassouras e outros utensílios de limpeza. O ideal é ter um carinho para os seus materiais.
Qual o valor do investimento inicial para montar um negócio de limpeza?
É importante lembrar que os materiais de limpeza não são Júnior cuscuz que você terá. Pois, também será necessário gastar com a legalização da empresa, providenciar um capital de giro e investir em marketing.
Além disso, se você for montar uma equipe de trabalho vai carregar só ficam salários e outros encargos trabalhistas.
Outro fator importante é providenciar um veículo próprio. Pois, pode ser difícil se eu como ver com seus materiais de limpeza no transporte público.
Embora você até possa começar assim e com o tempo investir em uma forma melhor de transporte.
Considerando tudo isso, os gastos para dar o pontapé inicial no seu negócio não ficar entre R$ 15 a R$ 25 mil reais.
Dica: lembre-se que você pode adquirir um veículo usado, que é mais barato. Tudo o que você precisa é que ele tem o espaço necessário para os seus produtos e equipamentos.
Dicas finais
A boa notícia, é que você pode legalizar o seu empreendimento como um microempreendedor individual, e assim aproveitar todas as vantagens de ser MEI.
Mas, é importante informar com antecedência de todos os documentos necessários. O mais recomendado é que você inclua no seu investimento inicial os gastos um bom contador.
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