Como montar uma empresa de limpeza?

Como montar uma empresa de limpeza?

Quer saber como montar uma empresa de limpeza e se tornar um profissional da faxina?

Há muitas famílias e até empresas que precisam dos serviços de profissionais de limpeza.  E a tendência é que setor continue a crescer ainda mais nos próximos anos.

Afinal, com uma rotina corrida e muitos afazeres, diversas pessoas não tem o tempo que gostariam para o serviço doméstico. Já as empresas muitas vezes optam por terceirizar esse serviço.

Portanto, essa pode ser a sua oportunidade de montar o próprio negócio e se tornar um empreendedor bem-sucedido.

Além disso, saber como montar uma empresa de limpeza é uma das formas mais fáceis para começar um negócio.  Pois, como vamos ver a seguir, não é preciso muito para abrir um negócio nesse ramo.

Acompanhe.

Como montar uma empresa de limpeza: conheça o mercado

Antes de montar a sua empresa de limpeza é preciso analisar a demanda do mercado para o setor na sua localidade. 

Isso significa que você precisa decidir se vai abrir um negócio de limpeza voltado para o setor residencial ou para atender outras empresas.

Para isso você precisa fazer uma pesquisa de mercado prévia.  E ela também será útil para identificar outros fatores importantes para seu empreendimento.  Por exemplo:

  • O perfil, gostos e preferências do seu público;
  • Quem são seus concorrentes e seus diferenciais;
  • A média de lucro do negócio;
  • Infraestrutura e logística de trabalho.

Com essas informações em mãos você pode analisar melhor a viabilidade no negócio.  Então estará pronto para dar o próximo passo.

Como montar uma empresa de limpeza: organize o seu negócio

Elabore um bom plano de negócios para organizar o seu empreendimento.  Para isso você pode aproveitar os dados da pesquisa que você já elaborou.

E as informações que faltaram você pesquisa e define conforme planeja tudo.  Mas, eu posso adiantar algumas informações que não podem faltar no seu plano de negócio:

  1. Planejamento financeiro e orçamentário;
  2. Plano de marketing;
  3. Recursos humanos e materiais necessários;
  4. Dados sobre os seus concorrentes;
  5. Legalização da empresa.

Em outras palavras, um plano de negócios tem como propósito responder de forma satisfatória as principais perguntas referentes a abertura da sua empresa.

Planeje os custos do serviço

É importante que você defina quais valores na cobrar pelo seu serviço.  Você pode, por exemplo, cobrar por hora ou por dia de trabalho, conforme ficar melhor para você.

Além disso, é importante planejar os gastos operacionais. Ou seja, os materiais de limpeza, e até o valor em combustível ou passagem para você se deslocar ao local do serviço.

Se você optar por prestar serviço em residências pode usar produtos de limpeza do cliente.  Mas, o ideal é que você esteja sempre preparado com seus próprios produtos se for necessário.

Não se esqueça também de providenciar luvas, avental, esfregão, vassouras e outros utensílios de limpeza. O ideal é ter um carinho para os seus materiais.

Qual o valor do investimento inicial para montar um negócio de limpeza?

É importante lembrar que os materiais de limpeza não são Júnior cuscuz que você terá.  Pois, também será necessário gastar com a legalização da empresa, providenciar um capital de giro e investir em marketing.

Além disso, se você for montar uma equipe de trabalho vai carregar só ficam salários e outros encargos trabalhistas.

Outro fator importante é providenciar um veículo próprio. Pois, pode ser difícil se eu como ver com seus materiais de limpeza no transporte público. 

Embora você até possa começar assim e com o tempo investir em uma forma melhor de transporte.

Considerando tudo isso, os gastos para dar o pontapé inicial no seu negócio não ficar entre R$ 15 a R$ 25 mil reais. 

Dica: lembre-se que você pode adquirir um veículo usado, que é mais barato. Tudo o que você precisa é que ele tem o espaço necessário para os seus produtos e equipamentos.

Dicas finais

A boa notícia, é que você pode legalizar o seu empreendimento como um microempreendedor individual, e assim aproveitar todas as vantagens de ser MEI.

Mas, é importante informar com antecedência de todos os documentos necessários. O mais recomendado é que você inclua no seu investimento inicial os gastos um bom contador.

Gostou das dicas?  Aproveite e deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *