Como montar uma fábrica de perfumes: 4 dicas úteis

Como montar uma fábrica de perfumes: 4 dicas úteis

Quer saber como montar uma fábrica de perfumes e seu próprio chefe, com um negócio próprio?

Produzir artigos de perfumaria pode ser um negócio muito rentável. Afinal, o Brasil é o quarto maior mercado de produtos cosméticos e beleza, conforme indica a revista Forbes.

A Perfumaria é uma das Artes mais antigas da Terra, pois perfumes são produzidos desde a antiguidade da civilização humana, a mais de 4 mil anos atrás. E nunca saíram de moda.

E atualmente a produção de perfumes é muito mais elaborada, pois tem uma produção mais aperfeiçoada. Portanto, além de fabricar em maior quantidade, há uma variedade muito maior de perfumes e fragrâncias disponíveis.

No artigo de hoje eu vou explicar como montar uma fábrica de perfumes com 4 dicas úteis para qualquer empreendedor.

Acompanhe.

1. Como montar uma fábrica de perfumes: conheça ao mercado

A venda de perfumes no Brasil é comum. Pois, há um público-alvo fiel que consome esse tipo de produto em larga escala.

Mas, a faixa de preços costuma ser elevada. O que significa que muitos dos perfumes vendidos em nosso país são produzidos para um público mais seleto. Um público que pode pagar por esse tipo de produto.

Em outras palavras, o primeiro passo para montar uma fábrica de perfumes bem sucedida é fazer uma boa pesquisa de mercado.

Aproveite para identificar também:

  • Quem são seus concorrentes;
  • Infraestrutura necessária;
  • Insumos e matérias-primas;
  • Possibilidades de localização;
  • A média de lucro;
  • Diferenciais para o seu negócio.

Então, você poderá decidir se vai montar uma fábrica para clientes de gosto requintado com perfumes caros. Ou se você vai atender a uma faixa maior da população produzindo perfumes mais baratos e acessíveis.

2.  Elabore um plano de negócio

Então, após definir o seu público-alvo, é hora de começar a elaborar o seu plano de negócios e tomar outras decisões importantes.

E, embora você possa colocar quaisquer informações que queira no seu plano de negócios, há algumas coisas que não podem ficar de fora. Por exemplo:

  1. Planejamento financeiro e orçamentário;
  2. Um bom plano de marketing;
  3. Recursos humanos;
  4. Logística de armazenamento e produção;
  5. Detalhes sobre infraestrutura e localização;
  6. Legalização da empresa.

É importante que o empreendedor compreenda que ao montar uma fábrica de perfume e seus clientes serão hoje cedo intermediários. 

Portanto, sua estrutura de produção é voltada para atender uma grande demanda de entrega.

3.  Como montar uma fábrica de perfumes: localização, equipamentos

Uma fábrica de perfumes é uma indústria, portanto, precisa estar localizada longe de residência.

O mais recomendado é escolher uma localização afastada onde haja um galpão de metragem adequada.  E acesso a eletricidade, água tratada e saneamento.

Já os equipamentos que você vai precisar incluem:

  • Balança semi-analítica;
  • Papéis de filtro e funil de vidro;
  • Baquetes de vidro;
  • Pipetador automático de borracha;
  • Frascos para os perfumes;
  • Pipetas cilíndricas de 5 a 10 cm³;
  • Copos de Becker com diferentes tamanhos.

Faça também uma lista com fornecedores de matéria-prima de acordo com o tipo de perfume que você vai produzir.

4. Fique atento a legislação

Produzir perfumes implica em seguir normas específicas da vigilância sanitária e da Anvisa.

Você precisa ficar de olho nas leis nº6.360, de 23 de setembro de 1976, e nº9.872, de 26 de janeiro de 1999 de 26 de janeiro de 1999.

Além disso, informe-se com antecedência sobre os documentos e procedimentos necessários para legalizar a sua empresa.

Conclusão sobre como montar uma fábrica de perfumes

Lembre-se que você vai precisar de funcionários capacitados para compor o seu quadro de recursos humanos. Portanto, em vista em mão de obra qualificada.

Já o valor do investimento inicial para montar a sua fábrica de perfumes fica em torno de R$ 50 a R$ 120 mil reais.  Considerando desde a infraestrutura até despesas como capital de giro e legalização da empresa.

Por fim, não se esqueça de fazer uma boa divulgação da sua fábrica. Gostou das dicas?  Deixe seu comentário!

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