Como montar uma loja de móveis em 3 passos fáceis

Como montar uma loja de móveis em 3 passos fáceis

Planejando um novo negócio e quero saber como montar uma loja de móveis?

Todas as famílias, e até mesmo empresas precisam de móveis. Seja porque o móvel antigo já está velho e estragado, ou até mesmo porque a família quer uma peça de mobília nova.

Outra vantagem de abrir um negócio no ramo é que você não precisa ter uma formação específica para trabalhar com a venda e fabricação de móveis.

Portanto, é uma boa oportunidade para qualquer empreendedor em busca do Sonho de se tornar seu próprio chefe e conseguir independência financeira.

Pensando nisso para ajudar você nessa jornada no artigo de hoje eu vou apresentar três passos fáceis para você que quer saber como montar uma loja de móveis.

Acompanhe.

1. Como montar uma loja de móveis: fabricação própria ou não?

O primeiro passo para montar uma loja de móveis decidir se você vai trabalhar com a fabricação própria.  Vou vender móveis e o modelo tradicional de varejo.

Montar uma fábrica pode ser vantajoso. Pois, você pode trabalhar com a venda de móveis planejados também e com isso o seu lucro pode ser maior.

No entanto, considere que as despesas para montar uma fábrica de móveis junto uma loja de varejo para sua fábrica, vão ser maiores.

Além disso, você precisa pensar na logística de fabricação e na contratação de mão de obra especializada para sua fábrica. Sem mencionar ainda, que você vai precisar de dois espaços. Um galpão para fabricação e uma sala comercial de venda.

Já com uma loja em um modelo tradicional que você vai precisar encontrar bons fornecedores.

E faça uma boa pesquisa de mercado

Além de tomar essa decisão, você precisa conhecer no mercado local de móveis Antes de abrir uma loja. Afinal, se os seus concorrentes já não estiverem obtendo bons resultados, talvez essa não seja uma boa ideia.

Portanto, faça uma pesquisa prévia e identifique:

  1. Como anda o mercado de móveis local;
  2. Quem são os seus concorrentes;
  3. Diferenciais do negócio;
  4. Quem é o seu público-alvo e o seu perfil;
  5. Uma boa localização para sua loja.

Após analisar a viabilidade do empreendimento, estando tudo certo, é hora de montar o seu plano de negócios.

2. Como montar uma loja de móveis: recursos humanos

Outro ponto fundamental para o sucesso do negócio a sua equipe de vendas. Portanto, mesmo que seja uma loja pequena, considere contratar ao menos uma pessoa bem qualificada.

Pode ser um pouco mais caro investir em um time de vendas com experiência. Mas, pode fazer diferença no sucesso do seu negócio já no início.

E se você for trabalhar com uma fábrica própria como mencionamos, precisa investir em mão de obra capacitada.

Localização da empresa

Além de tudo isso, a sua loja de móveis precisa ser bem localizada. Isso significa:

  • Um local de fácil acesso;
  • Que tenha boa movimentação de pessoas;
  • E seja fácil de identificar.

Considere também que alguns clientes vão querer transportar a mercadoria em seus veículos.  Mas, para muitos outros, você vai precisar fazer entregas.  Portanto, você precisa além de um veículo de carga, ter um espaço para estacionar.

3. Como montar uma loja de móveis: aspectos legais

É importante também incluir no seu planejamento a burocracia e documentos necessários para legalizar o negócio. Pois, você vai precisar:

  • Alvará da Prefeitura e Junta Comercial local;
  • Registrar sua empresa na Previdência Social e Secretaria da Fazenda;
  • Obter CNPJ na Receita Federal;
  • Elaborar o contrato social.

Mas, também podem ser necessários outros documentos específicos. Portanto, no caso de dúvidas, procure um contador da sua confiança.

Dicas finais

É importante também investir em um bom plano de marketing para divulgar sua marca.

Já a infraestrutura que você precisa para uma loja de móveis não é complexa. Além de um imóvel bem localizado e com metragem adequada, você precisa de uma área de escritório, depósito, uma área para estacionar e banheiro.

Para o caso de optar por fabricar os próprios móveis, você também vai precisar de malha para fábrica com equipamentos para fabricação e matérias-primas, como madeira.

O valor do investimento inicial para montar uma loja com fábrica própria gira em torno de R$ 150 mil reais. Mas, com uma loja de varejo apenas você vai gastar um pouco menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *