O Grande Nicho verde que só cresce.
O consumidor de alimentos orgânicos é preocupado com o Bem estar e com o bem estar do mundo. Segundo a Organis 15% dos brasileiros que moram em cidades grandes consomem produtos orgânicos, então logo de cara vemos um mercado a se explorar e com grande potencial.
Como sempre falamos de tendencias, e hoje grande parte da população está se tendendo a viver em apartamentos de média de 50 metros quadrados, não existe mais aquelas compras do mês, agora o consumidor vive com mais frequência no mercado e isso favorece o mercado orgânico, pois produtos desse porte tende a durar menos nas prateleiras devido a zero agrotóxicos.
Uma loja de alimentos orgânicos só vende Alimentação Verde?
Não, não é só Hortaliças, mas qualquer produto “orgânico” com origem comprovada que é realmente orgânica, alguns produtos tem até selos certificados de origem.
Existem alguns estabelecimentos, que estão ampliando seu leque de produtos, como abrindo uma Cantina em seu estabelecimento, devido a procura dos clientes por alimentação mais saudável, e é até favorável, pois já se tem produtos na prateleira, basta usa-los para fazer deliciosos pratos.
O que clássica um produto orgânico?
Dentro das legislação brasileira, o alimento ogânico exclui três características
- Alimento orgânico não pode ter agrotóxicos, todos os tipos de venenos, pra fungos insetos etc..
- Sementes transgênicas, todos os produtos com esse tipo de semente, perde o certificado de produtos orgânicos.
- Não é permitidos fertilizantes solúveis e sintéticos, por que eles desestabilizam a planta desenquelibra, e ainda causam mais doenças.
Uma das premissas é saber de onde vem o produto e a facilidade direto com produtores, acompanhar de perto a produção, onde não consegue ter uma produção muito grande. Geralmente são produtos por hortas familiares, pequenos sítios, e pequenas chaçarás, onde não se consegue fazer produção em alta escala.
O ideal é receber produtos do produtor diariamente, para receber sempre produtos frescos, e realmente terá semana que alguns produtos irá faltar na prateleira, mas isso realmente pode acontecer, pois com agricultura convencional não se pode ter toda hora.
Mas o que eu posso vender na minha Loja de produtos orgânicos?
O que se pode ter em uma loja de produtos orgânicos
- Linhas de sucos prensados a frios;
- Sucos com frutas;
- Verduras e legumes;
- Feirinha da casa e frutas de épocas;
- Guaraná orgânico;
- Chocolates orgânicos; tem um mercado muito grande ele tem uma qualidade excelente, eles tem um sabor, e resgata a funcionalidade do cacau
- Bala de goma orgânica;
- Alimentos biodinâmicos:
- Café;
- Arroz;
- Ovo, Mel, Chá bio dinâmico;
- Queijo coalho
- Etc..
O que é agricultura biodinâmica, e em que difere da agricultura orgânica?
A Agricultura Biodinâmica, é um modelo agrícola de produção, que nasceu em 1924, através de um ciclo de oito palestras proferidas por Rudolf Steiner, criador da Antroposofia.
Assim como na Agricultura Orgânica, a Agricultura Biodinâmica não utiliza adubos químicos, venenos, herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios.
A diferença, é que, além disto, ela busca a individualidade agrícola, procurando a integração e harmonia entre as várias atividades de uma propriedade como horta, pomar, campo de cereais, criação animal e florestas nativas.
Trabalha também com o conhecimento do ciclo cósmico, pois para os agricultores biodinâmicos, o reino vegetal não se emancipou das forças cósmicas, sendo um reflexo do que se passa no Cosmo.
Para intensificar as relações e forças terrestres e cósmicas que agem nas plantas, a Biodinâmica usa preparados homeopáticos feitos de minerais, esterco bovino e plantas medicinais, promovendo assim, a vitalidade nos alimentos.
Os agricultores usam o Calendário Astronômico Agrícola como uma importante ferramenta de orientação para os melhores momentos de se trabalhar a terra: plantio, tratos culturais, colheita, etc.
Buscamos a cura da terra, a produção de alimentos com a verdadeira vitalidade, o respeito ao meio ambiente, ao agricultor com suas tradições e ao consumidor.
O orgânico é mais caro e por isso vende menos.
Em media 30% maior do que o valor do produto convencional, é um mercado em grande crescimento, hoje em dia o consumidor está ficando cada vez mais consciente sob a importância de comida sem agrotóxicos, e está sendo cada vez mais valorizada, a partir do momento que o cliente saber o que é o orgânico e quais os benefícios que ele trás.
E tem cliente que não se importa de pagar mais caro, o perfil de clientes com idade media (acima dos 30 Anos), pois sabe da importância de ver a comida como remédio.
Assim como antes a agricultura familiar, vem ganhando espaço no mercado brasileiro, pois antigamente os produtos eram quase tudo orgânico, e o mercado evoluiu para alimentos industriais, mais bonitos (aparentemente), só que o mercado é volátil, está mudando novamente para uma nova tendencia, que geração mais preocupada com saúde e do meio ambiente.
Onde eu posso encontrar fornecedores de produtos orgânicos?
Existe um site de produtos orgânicos, neste link.
Agora, frutas e legumes frescos, é interessante você pesquisar em sua região, lembrando que tem que ter procedência, existem varias hortas já com consciência de produtos orgânicos, e existem até certificados para poder trabalhar nesse nicho, elas passam por controles de fiscalização constantemente, caso elas não sigam as normas, podem perder o titulo de horta orgânica e até pagar multas por propaganda enganosas.
Atualmente, para poder vender seus orgânicos, o produtor precisa:
- Solicitar o serviço de auditoria de uma das certificadoras credenciadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e, se atender aos requisitos, ganha certificação e pode vender – com o selo SisOrg, que atesta seu produto como orgânico – livremente em feiras ou estabelecimentos como supermercados
- Unir-se a outros produtores e formar um Opac (Organismo Participativo de Avaliação da Qualidade Orgânica) ou se vincular a uma já existente. Essa entidade, que deve ser credenciada pelo Mapa, faz uso de um sistema de responsabilidade coletiva, transparente, com estrutura própria de fiscalização, e que garante a venda de produtos orgânicos com o selo SisOrg.
- No caso de um agricultor familiar (definido, entre outros critérios, como o pequeno produtor que vive da renda gerada pela sua atividade), é possível cadastrar-se em uma OAC (Organização de Controle Social) – nome dado a associações, cooperativas ou consórcios credenciados pelo governo – para poder fazer a chamada venda ou comercialização direta, a qual se dá entre produtor e consumidor final. Ela dispensa selo e não exige auditoria. Além de feiras dedicadas a produtos orgânicos, a venda direta também pode ser feita ao governo (para merendas escolares, refeição em hospitais etc) por meio de programas, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
“No caso da comercialização direta aos consumidores, por parte dos agricultores familiares, inseridos em processos próprios de organização e controle social, previamente cadastrados junto ao órgão fiscalizador, a certificação será facultativa, uma vez assegurada aos consumidores e ao órgão fiscalizador a rastreabilidade do produto e o livre acesso aos locais de produção ou processamento.”
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