O Grande Nicho verde que só cresce – loja de produtos orgânicos

O Grande Nicho verde que só cresce.

O consumidor de alimentos orgânicos é preocupado com o Bem estar e com o bem estar do mundo. Segundo a Organis  15% dos brasileiros que moram em cidades grandes consomem produtos orgânicos, então logo de cara vemos um mercado a se explorar e com grande potencial.

Como sempre falamos de tendencias, e hoje grande parte da população está se tendendo a viver em apartamentos de média de 50 metros quadrados, não existe mais aquelas compras do mês, agora o consumidor vive com mais frequência no mercado e isso favorece o mercado orgânico, pois produtos desse porte tende a durar menos nas prateleiras devido a zero agrotóxicos.

Uma loja de alimentos orgânicos só vende Alimentação Verde?

Não, não é só Hortaliças, mas qualquer produto “orgânico” com origem comprovada que é realmente orgânica, alguns produtos tem até selos certificados de origem.

Existem alguns estabelecimentos, que estão ampliando seu leque de produtos, como abrindo uma Cantina em seu estabelecimento, devido a procura dos clientes por alimentação mais saudável, e é até favorável, pois já se tem produtos na prateleira, basta usa-los para fazer deliciosos pratos.

O que clássica um produto orgânico?

Dentro das legislação brasileira, o alimento ogânico exclui três características

  1. Alimento orgânico não pode ter agrotóxicos, todos os tipos de venenos, pra fungos insetos etc..
  2. Sementes transgênicas, todos os produtos com esse tipo de semente, perde o certificado de produtos orgânicos.
  3. Não é permitidos fertilizantes solúveis e sintéticos, por que eles desestabilizam a planta desenquelibra, e ainda causam mais doenças.

Uma das premissas é saber de onde vem o produto e a facilidade direto com produtores, acompanhar de perto a produção, onde não consegue ter uma produção muito grande. Geralmente são produtos por hortas familiares, pequenos sítios, e pequenas chaçarás, onde não se consegue fazer produção em alta escala.

O ideal é receber produtos do produtor diariamente, para receber sempre produtos frescos, e realmente terá semana que alguns produtos irá faltar na prateleira, mas isso realmente pode acontecer, pois com agricultura convencional não se pode ter toda hora.

Mas o que eu posso vender na minha Loja de produtos orgânicos?

O que se pode ter em uma loja de produtos orgânicos

  • Linhas de sucos prensados a frios;
  • Sucos com frutas;
  • Verduras e legumes;
  • Feirinha da casa e frutas de épocas;
  • Guaraná orgânico;
  • Chocolates orgânicos; tem um mercado muito grande ele tem uma qualidade excelente, eles tem um sabor, e resgata a funcionalidade do cacau
  • Bala de goma orgânica;
  • Alimentos biodinâmicos:
    • Café;
    • Arroz;
    • Ovo, Mel, Chá bio dinâmico;
    • Queijo coalho
    • Etc..

O que é agricultura biodinâmica, e em que difere da agricultura orgânica?

A Agricultura Biodinâmica, é um modelo agrícola de produção, que nasceu em 1924, através de um ciclo de oito palestras proferidas por Rudolf Steiner, criador da Antroposofia.

Assim como na Agricultura Orgânica, a Agricultura Biodinâmica não utiliza adubos químicos, venenos, herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios.

A diferença, é que, além disto, ela busca a individualidade agrícola, procurando a integração e harmonia entre as várias atividades de uma propriedade como horta, pomar, campo de cereais, criação animal e florestas nativas.

Trabalha também com o conhecimento do ciclo cósmico, pois para os agricultores biodinâmicos, o reino vegetal não se emancipou das forças cósmicas, sendo um reflexo do que se passa no Cosmo.

Para intensificar as relações e forças terrestres e cósmicas que agem nas plantas, a Biodinâmica usa preparados homeopáticos feitos de minerais, esterco bovino e plantas medicinais, promovendo assim, a vitalidade nos alimentos.

Os agricultores usam o Calendário Astronômico Agrícola como uma importante ferramenta de orientação para os melhores momentos de se trabalhar a terra: plantio, tratos culturais, colheita, etc.

Buscamos a cura da terra, a produção de alimentos com a verdadeira vitalidade, o respeito ao meio ambiente, ao agricultor com suas tradições e ao consumidor.

O orgânico é mais caro e por isso vende menos.

Em media 30% maior do que o valor do produto convencional, é um mercado em grande crescimento, hoje em dia o consumidor está ficando cada vez mais consciente sob a importância de comida sem agrotóxicos, e está sendo cada vez mais valorizada, a partir do momento que o cliente saber o que é o orgânico e quais os benefícios que ele trás.

E tem cliente que não se importa de pagar mais caro, o perfil de clientes com idade media (acima dos 30 Anos), pois sabe da importância de ver a comida como remédio.

Assim como antes a agricultura familiar, vem ganhando espaço no mercado brasileiro, pois antigamente os produtos eram quase tudo orgânico, e o mercado evoluiu para alimentos industriais, mais bonitos (aparentemente), só que o mercado é volátil, está mudando novamente para uma nova tendencia, que geração mais preocupada com saúde e do meio ambiente.

Onde eu posso encontrar fornecedores de produtos orgânicos?

Existe um site de produtos orgânicos, neste link.

Agora, frutas e legumes frescos, é interessante você pesquisar em sua região, lembrando que tem que ter procedência, existem varias hortas já com consciência de produtos orgânicos, e existem até certificados para poder trabalhar nesse nicho, elas passam por controles de fiscalização constantemente, caso elas não sigam as normas, podem perder o titulo de horta orgânica e até pagar multas por propaganda enganosas.

Atualmente, para poder vender seus orgânicos, o produtor precisa:

  • Solicitar o serviço de auditoria de uma das certificadoras credenciadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e, se atender aos requisitos, ganha certificação e pode vender – com o selo SisOrg, que atesta seu produto como orgânico – livremente em feiras ou estabelecimentos como supermercados
  • Unir-se a outros produtores e formar um Opac (Organismo Participativo de Avaliação da Qualidade Orgânica) ou se vincular a uma já existente. Essa entidade, que deve ser credenciada pelo Mapa, faz uso de um sistema de responsabilidade coletiva, transparente, com estrutura própria de fiscalização, e que garante a venda de produtos orgânicos com o selo SisOrg.
  • No caso de um agricultor familiar (definido, entre outros critérios, como o pequeno produtor que vive da renda gerada pela sua atividade), é possível cadastrar-se em uma OAC (Organização de Controle Social) – nome dado a associações, cooperativas ou consórcios credenciados pelo governo – para poder fazer a chamada venda ou comercialização direta, a qual se dá entre produtor e consumidor final. Ela dispensa selo e não exige auditoria. Além de feiras dedicadas a produtos orgânicos, a venda direta também pode ser feita ao governo (para merendas escolares, refeição em hospitais etc) por meio de programas, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

“No caso da comercialização direta aos consumidores, por parte dos agricultores familiares, inseridos em processos próprios de organização e controle social, previamente cadastrados junto ao órgão fiscalizador, a certificação será facultativa, uma vez assegurada aos consumidores e ao órgão fiscalizador a rastreabilidade do produto e o livre acesso aos locais de produção ou processamento.”

 


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