Você é empreendedor e está pensando em como montar uma livraria?
Destinada principalmente a compra de livros, a livraria é uma forma de comercio que já passou por remodelações ao longo do tempo.
Nos dias de hoje, as livrarias são mais do que locais para vender livros. São espaços culturais onde é possível adquirir outros tipos de produtos, incluindo jogos eletrônicos.
O mercado editorial no Brasil, segundo matéria do Jornal O Globo, teve um crescimento real de 6,1% apenas no ano de 2019.
Portanto, montar uma livraria pode ser uma excelente oportunidade de negócio, principalmente se você gosta de divulgar conhecimento e promover a cultura.
E com o tempo, o seu empreendimento pode crescer. E você pode ter a oportunidade de expandir suas vendas e o seu negócio, ao mesmo em que faz o que gosta.
No artigo de hoje, eu vou explicar para você como montar uma livraria de forma simples, reunindo as principais informações que você precisa ter antes de começar.
Vamos lá?
Como montar uma livraria: saiba o que você precisa saber antes de começar
Normalmente, o empreendedor que escolher montar uma livraria pensa logo em um espaço físico cheio de prateleiras com livros. Afinal, esse é o formato mais tradicional desse tipo de comércio.
Contudo, atualmente muitos empreendedores optam por abrir uma livraria virtual, onde você pode vender:
- Livros físicos novos;
- PDFs;
- Livros físicos usados;
- Jogos, CDs, DVDs.
Essa forma de comércio é bem versátil, e não requer que você alugue um espaço para a sua livraria. Além disso, vender pela internet também é um negócio rentável.
Mas, caso prefira, você pode organizar uma livraria física e implantar também um e-commerce, fazendo vendas das duas formas.
Já os produtos vendidos serão os mesmos.
Vale a pena vender livros usados juntos com os novos?
A venda de livros usados, mais conhecida como sebo, pode ser muito lucrativa. Pois, diversas pessoas preferem livros usados a novos.
Seja pela raridade dos títulos, ou pelo preço mais em conta.
Portanto, ter um sebo junto a sua livraria vai possibilitar a oferta de um serviço a mais no seu estabelecimento, ampliando seu público alvo, e sua clientela.
Como uma montar uma livraria: defina o porte do seu empreendimento
Uma livraria pode dispor centenas de títulos ao público em um único espaço. Mas, também pode ser uma cadeia de lojas dispondo milhares de títulos a venda.
O mais recomendado é começar com um único ponto de venda, e depois expandir sua cadeia de lojas caso queira.
Além disso, o porte do seu empreendimento, também vai ser importante para definir o valor do investimento inicial.
Mas, de uma forma geral, uma livraria de pequeno porte, aberta em um local já reformado e adequado, requer um investimento aproximado de R$ 80 mil. Isso já contando com o capital de giro.
Você pode especializar o seu negócio
Atualmente, é comum que algumas livrarias se especializem em determinados públicos. Por exemplo, religião e espiritualidade. Um nicho com público fiel e que cresce a cada dia.
Para descobrir se essa é uma ideia viável, você precisa realizar um estudo prévio do mercado, para descobrir informações sobre a viabilidade da sua livraria.
Assim, você deve determinar:
- A localização da livraria;
- O público-alvo;
- A estrutura necessária.
De posse dessas informações, a melhor coisa a fazer é montar um plano de negócios. Assim, você pode colocar todos os detalhes sobre como montar uma livraria própria no papel.
E quais são os documentos necessários?
Para montar sua livraria você vai precisar do alvará da prefeitura municipal e da junta comercial da sua cidade. Mas, também pode ser necessário o alvará do corpo de bombeiros.
Outros documentos incluem o registro na Previdência Social, secretaria de fazenda do seu estado, na Caixa Econômica Federal (INSS e FGTS) e na Secretaria da Receita Federal.
A parte burocrática requer um pouco de atenção, e pode ser trabalhosa. Portanto, pode ser melhor contratar os serviços de um contador.
Dicas finais
Não se esqueça que alguns livros tem demanda maior que outros na hora de compor o estoque da sua livraria.
Uma boa escolha pode ser trabalhar com um sistema de encomendas junto aos seus fornecedores para garantir exemplares dos títulos mais procurados.
Divida conosco a sua experiencia, deixe o seu comentário!