Você já pensou em como montar uma loja de games e entra para o ramo dos jogos eletrônicos?
Os jogos eletrônicos são muito populares entre pessoas de diferentes idades. Afinal, há diversos tipos de games, desde séries educativas e divertidas para crianças, até jogos bem realistas com temáticas restritas ao público adulto.
Portanto, essa pode ser uma excelente forma de empreender, montar o próprio negócio e conquistar a sua independência financeira.
Mas, por onde começar para montar uma loja assim?
Para ajudar você a dar os primeiros passos rumo ao sucesso do seu negócio, no artigo de hoje eu vou apresentar o que não pode ficar de fora do seu planejamento sobre como montar uma loja de games de sucesso.
Vamos lá?
Como montar uma loja de games: comece conhecendo o mercado
O Brasil é o principal mercado de games de toda a América Latina, e movimenta aproximadamente US$ 4,5 bilhões de dólares por ano. Portanto, é um local muito promissor para montar um negócio desse tipo.
Segundo estudo da Comscore Media Metrix, Mobile Metrix e Multiplatform, o mercado de games alcança 70% da população brasileira.
E no Brasil são ao todo 120 milhões de internautas.
Mas, apesar desses indicies serem animadores, eles também apontam para um fato importante: há grandes empresas do ramo sempre de olho nesse mercado.
Portanto, para um empreendedor novato no segmento, conhecer bem o mercado, e criar estratégias para que seu negócio possa se sustentar, é fundamental.
Então, faça um bom planejamento
Portanto, comece fazendo um bom planejamento, e faça uma pesquisa prévia de mercado para identificar:
Como funciona o mercado de games no Brasil
- Quem são seus principais concorrentes;
- O perfil do seu público-alvo;
- A infraestrutura necessária;
- Seu mix de produtos.
Não se esqueça também que você terá muitas decisões importantes para tomar ao longo do caminho. E muitas informações para analisar.
Portanto, é recomendado elaborar um plano de negócios e anotar tudo para dar prosseguimento ao seu planejamento da melhor forma.
Como montar uma loja de games: você pode optar por uma franquia
Uma opção para quem está começando é montar uma franquia de games. Mas, para isso é importante buscar por bons franqueadores.
Além disso, você deve prestar atenção as questões contratuais e ficar de olho em todas as taxas.
Entre as principais vantagens de montar uma franquia está o fato de que o franqueador pode oferecer um bom estoque inicial.
Planeje bem a localização do seu empreendimento
Outro fator importante para o sucesso da sua loja de games é a localização. Portanto, de prioridade para:
- Locais com boa movimentação de pessoas;
- Áreas centrais de comércio ou suas proximidades;
- Escolha um local de fácil acesso.
É importante garantir que sua loja de games tenha uma boa visibilidade. Portanto, evitar áreas afastadas do centro é essencial.
Lembre-se: os clientes precisam chegar até você sem dificuldade. Além disso, precisam identificar sua loja com facilidade.
Tudo isso ajuda a evitar que possíveis clientes desistam da compra ou procurem seus concorrentes. E aproveitar a passagem constante de pessoas para expandir suas vendas.
Legalize sua empresa
Também é importante dedicar uma parte do seu planejamento para a legalização da sua empresa.
Portanto, busque se informar com antecedência de tudo o que é necessário. E, caso fique com dúvidas, procure orientação de um bom contador.
Mas, a boa notícia é que você pode legalizar seu negócio com um microempreendedor individual simplificar a legalização do seu negócio como um e assim vantagens de ser MEI.
Dicas finais sobre como montar uma loja de games
Abrindo uma loja com marca própria ou franqueada, você vai precisar de pelo menos 30 metros quadrados para montar o seu comércio.
Considerando também seu capital de giro, estoque inicial e outras despesas, o valor do investimento inicial gira em torno de R$ 150 mil reais.
Portanto, invista nos títulos preferidos do seu público alvo, e faça um bom planejamento financeiro antes de começar!
E, se precisar de inspiração para escolher o nome da sua loja, aproveite e confira 300 ideias de nomes de lojas de games.