Como vender artesanato na internet: 3 ideias para começar a ganhar dinheiro

Como vender artesanato na internet: 3 ideias para começar a ganhar dinheiro

Hoje eu vou falar sobre como vender artesanato na internet, para você que ama o que faz, quer ganhar dinheiro com isso, mas encontra dificuldade em vender suas peças.

É verdade que cada criação artesanal tem sua própria identidade. Mas, além de uma paixão, esse também pode ser um negócio vem rentável.

Contudo, montar a própria loja pode ser uma dificuldade, principalmente para o empreendedor que não tem um grande orçamento.

Vender para amigos e conhecidos é uma boa forma de começar, mas para realmente profissionalizar o negócio e começar a ganhar dinheiro, é preciso expandir os horizontes.

E  vender pela internet pode ser a sua melhor alternativa, para montar um negócio lucrativo sem gastar demais. Foi pensando nisso, que preparei 3 ideias sobre como vender artesanato na internet para você começar a ganhar dinheiro.

Acompanhe.

1. Como vender artesanato na internet: use as redes sociais

O primeiro e principal local onde você pode vender seu artesanato na internet são as redes sociais, como Facebook e o  Instagram.

Afinal, elas são amplamente populares e o uso é gratuito. O Instagram permite, inclusive, criar um perfil comercial para divulgar seus produtos, e fazer vendas.

Essa ideia, apesar de parecer óbvia, pode ser a porta de entrada para o sucesso no seu negócio de artesanato. E também é uma boa forma de ideias para divulgar a sua marca.

Mas, como usar os recursos das redes sociais para aumentar minhas vendas?

Uma boa dica para começa é criar uma página e um grupo de vendas no Facebook, onde você pode divulgar suas criações e atrair clientes.

E você pode deixar suas redes sociais com uma cara bem profissional investindo em criar uma marca própria. Para isso, pense em um nome e uma identidade visual que combine com suas criações;

Disponibilize também seu contato via WhatsApp para que seus clientes tenham mais oportunidade de entrar em contato com você.

2.  Venda através de marketplaces

Os marketplaces são grandes lojas virtuais online que intermediam as vendas, promovendo o encontro entre clientes e vendedores.

Um dos mais conhecidos é o Mercado Livre. E eles são vantajosos por vários motivos.

  1. Você não precisa ter um site próprio;
  2. O marketplace intermedia os pagamentos;
  3. Você pode vender para pessoas do Brasil todo.

Pequenos lojistas e profissionais autônomos tem grandes chances de realizar mais vendas dessa forma. Pois, os marktetplaces já tem tráfego orgânico bem estabelecido, e recebem milhares de usuários todos os dias.

Portanto, vender seu artesanato na internet através dos marketiplaces é uma excelente oportunidade de ganhar mais dinheiro.

3. Monte sua própria loja para vender artesanato na internet

Uma terceira opção, e que não excluir as duas primeiras, é montar o seu próprio e-commerce.

Essa é uma opção um pouco mais trabalhosa, especialmente se você não souber como montar um site do zero. Mas, lembre-se: se esse for o caso, você pode contar com ajuda profissional.

E uma opção vantajosa por vários motivos:

  • Você pode construir uma marca consolidada no mercado;
  • É possível customizar sua loja virtual como quiser;
  • Você pode criar um blog a sua loja online para atrair mais clientes online.

E, se você não quiser criar a sua loja online do zero, você pode contar com plataformas que ofertam serviço de locação de lojas virtuais.

Como vender artesanato na internet usando os serviços de locação de loja virtual?

Tudo o que você precisa fazer é escolher uma boa plataforma e montar sua loja. Uma das mais conceituadas é a Nuvemshop. Mas, existem outras opções.

Todas elas cobram uma mensalidade e oferecem uma estrutura já montada, inclusive na parte de pagamento.

Contudo, embora todas as plataformas ofereçam o básico, as mensalidades podem variar entre R$ 30 até R$ 300 por mês, dependendo dos recursos oferecidos.

Dicas finais

Não se esqueça de caprichar na apresentação visual dos seus produtos, e deixar bem claro para o cliente todas as informações necessárias.

Também é importante pensar na sua logística de entrega, considerando que sua loja online pode alcançar clientes do país todo.

Uma coisa é sempre disponibilizar ao cliente as informações sobre o frete de forma clara e separada do valor do produto.

Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *