Você já conhece como notas fiscais eletrônicas e sabe como fazer aí na sua empresa?
Toda empresa precisa emitir notas fiscais para registrar suas vendas como requisito obrigatório para manter a parte tributária do negócio em dia.
Isso é importante porque deixar de emitir esse documento pode levar a sua empresa Ser acusada de sonegação fiscal.
Mas, com a internet, muitas inovações surgiram tanto para os consumidores quanto para os empreendedores. E uma dessas inovações mais recentes é justamente a nota fiscal eletrônica – NF.
É sobre isso que eu vou falar com você hoje. Pois, vou explicar para você como fazer notas fiscais eletrônicas sem complicações aí na sua empresa.
Acompanhe.
O que são as notas fiscais eletrônica?
A nota fiscal eletrônica é um documento digital que possui uma definição oficial dada pelo próprio Governo brasileiro:
Conforme essa definição uma nota fiscal eletrônica é “um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes“.
Esse documento foi criado com a principal de facilitação de uma fiscalização tributária. E está em uso desde 2006.
A nota fiscal eletrônica substitui uma nota fiscal impressa?
Sim, a nota fiscal eletrônica substitui a nota fiscal impressa nos modelos 1 e 1A.
Ela tem a validade legal assegurada pela assinatura digital do remetente e garantia de autoria e a integridade do documento.
Além disso, o documento é recepcionado pelo fisco antes da ocorrência do fato gerador, tornando o processo perfeitamente legal.
Como fazer notas fiscais eletrônicas?
Há três tipos de notas fiscais eletrônicas:
A nota fiscal eletrônica – NF-e: essa nota é emitida somente pelo comércio para comprovar e registrar vendas de produtos e serviços;
- Nota fiscal de serviços eletrônica – NFS-e: essa nota pode ser emitida cada vez que uma prestação de serviços é realizada pelo seu negócio;
- A nota fiscal do Consumidor eletrônica – NFC-e: essa nota registra venda direta de produtos e serviços para o consumidor. É mais empregada no varejo.
E para emitir qualquer uma delas é um processo rápido, que demora apenas alguns minutos seguindo como etapas a seguir.
Identifique a nota fiscal certa para sua empresa
Antes de emitir nota fiscais eletrônicas você deve identificar qual é a nota certa para o seu tipo de negócio. Pois, como vimos acima há três notas fiscais eletrônicas.
Mas, é possível que você tenha que mentir mais de uma nota fiscal. Tudo depende das atividades exercidas pela sua empresa.
Cadastre sua empresa para notas fiscais eletrônicas
A emissão de nota fiscal eletrônica recarga surpresa seja cadastrada nos órgãos responsáveis. Que podem ser estaduais ou municipais.
Por exemplo, para emitir a NF-e o órgão competente é a Secretaria da Fazenda do Estado. Mas, se você precisa emitir a NFS-e, então o órgão competente a sua prefeitura local.
Muitas vezes se você, empreendedor, pode fazer o cadastro online, com o seu CPF e o RG.
Você também precisa de um certificado digital
Notas fiscais eletrônicas precisam de um certificado digital para que tenha validade jurídica em praticamente todos os casos.
Afinal esse certificado cumpre a função de uma assinatura digital, e com isso permite que você possa entrar nos sistemas governamentais para autenticar transações online.
Para querer o seu certificado digital você pode procurar alguns órgãos competentes:
- Caixa Econômica Federal;
- Receita Federal;
- Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil;
- Serasa Experian;
- SERPRO.
Dica: no caso das empresas de serviço não a necessidade do certificado digital para emitir NFS-e, apenas a senha web.
Concluindo
O último passo para emitir notas fiscais Eletrônicas é adquirir um software emissor.
Depois para usá-lo você vai precisar de alguns dados que incluem CPF ou CNPJ, razão social da empresa, e-mail e telefone do cliente, entre outras.
Todos os dados precisam ser preenchidos devidamente. E Isso inclui questões referentes a impostos, quantidade e preço, para que o software faça o cálculo da nota fiscal eletrônica e a sua emissão.
Então, a sua nota fiscal eletrônica será emitida em poucos minutos e já fica armazenada no sistema, para servir como base para o próprio cálculo mensal de impostos.
Espero que essas informações tenham sido úteis para você. E se você gostou desse artigo, aproveite para deixar o seu comentário!